O Instagram apareceu pela primeira vez em 2010 como um aplicativo móvel projetado especificamente para compartilhar fotos. Mas, à medida que expandiu seus recursos, como transmissões ao vivo e postagens patrocinadas, também conquistou um lugar nas estratégias digitais de muitas empresas. Por isso que hoje, nós indicaremos como vender utilizando o Instagram.
Na verdade, mais de 25 milhões de anunciantes de todo o mundo usa a plataforma para realizar negócios.
Como vender utilizando o Instagram?
As empresas estão constantemente procurando novas maneiras de divulgar seus produtos.
Não é difícil vender no Instagram, e sim, dá resultados, mas antes de fazer sua primeira venda, você precisa ter seu perfil em ordem. Descubra o que você precisa fazer primeiro para começar a vender no Instagram.
Estabeleça um perfil comercial no Instagram
Os perfis comerciais do Instagram fornecem acesso a recursos premium não disponíveis em perfis pessoais. Apenas contas comerciais conseguem:
- Determinar o número total de pessoas que visualizaram uma publicação;
- Saber quem se envolveu com o artigo é importante;
- Examine o número de pessoas que visitaram o perfil;
- Calcule o número total de cliques em suas postagens e links;
- Anuncie para atrair mais clientes.
Esteja atento à sua biografia do Instagram
Os perfis do Instagram têm uma breve descrição chamada “Bio” que aparece abaixo do nome do usuário e das informações do perfil. Esta biografia tem no máximo 150 caracteres.
A foto de capa é a primeira coisa que seus seguidores verão quando visitarem seu perfil; você não quer causar uma má impressão, quer?
Por isso, aposte na apresentação dos dados certos e nas ferramentas certas a serem utilizadas nesta área. Um erro ou dados incorretos podem afastar seu público e prejudicar a reputação de sua marca.
Siga pessoas influentes
Mais e mais empresas e marcas estão percebendo que seus clientes desejam seguir influenciadores digitais nas mídias sociais, portanto, essa tática está ganhando força.
A Opinion Box realizou um estudo que constatou que 67% dos usuários do Instagram seguem influenciadores e que 55% desses usuários realizaram uma compra com base em uma recomendação que viram nas mídias sociais.
Mas certifique-se de ficar de olho em algumas coisas antes de finalizar a parceria, incluindo:
- Examine o perfil deles para ver se eles têm um emprego legítimo;
- Essa pessoa pode ajudá-lo a divulgar seus produtos para as pessoas certas?
Os Stories do Instagram são uma poderosa ferramenta de vendas
Os stories do Instagram são populares com todos os dados demográficos e devem ser uma parte central de qualquer campanha de marketing bem-sucedida.
Segundo dados divulgados pela própria rede social:
- Cerca de metade das pessoas que viram um produto ou serviço nos Stories fizeram uma compra no site da empresa;
- Mais da metade das pessoas dizem que ficaram mais interessadas em uma marca ou produto após vê-la nos stories.
- Postar no Instagram Stories é simples, mas para garantir o sucesso de sua campanha, você deve evitar enviar spam para seus seguidores com muitas postagens de uma só vez e ter cuidado ao escolher o tipo de conteúdo que você compartilha.
Escolha o que vender no Instagram
Esse tipo de dúvida é incrivelmente comum entre os novos empresários. Mas, saber o que você venderá no Instagram antes de construir um público vai te ajudar a desenvolver uma estratégia eficaz e direcionada para sua marca.
Reconheça com quem você está falando
Você precisa conhecer seu mercado-alvo por dentro e por fora para não perder tempo tentando vender o produto certo para a pessoa errada. Você sabe onde encontrar ferramentas para controlar quem curtiu, compartilhou e comentou suas postagens?
De fato, os recursos integrados do Instagram ajudam você a realizar esse tipo de análise, para vender mais utilizando o Instagram.
Compartilhe imagens de alta qualidade online
A força da marca de uma empresa — incluindo seu nome, logotipo e imagens e slogans associados — é crucial para seu sucesso em todas as plataformas de mídia social, não apenas no Instagram.
Se você estiver vendendo roupas alternativas, por exemplo, suas fotos devem apresentar cenas dessa subcultura.
Sempre que possível, aposte sem taxas adicionais
As pessoas gostam de agrados grátis. Ainda mais do que apenas cortes de preços em produtos. Aproveite esta oportunidade para desenvolver estratégias com tarifas fixas ou gratuitas e realizar pesquisas para saber como melhor atendê-las.
Cada loja online terá a sua forma ótima de lidar com este fator, pelo que é fundamental perceber como aplicá-lo na sua loja, quer seja para compras acima de um determinado limite ou para determinados produtos.