Queridinha entre os personal organizers, as colmeias transformam pequenos espaços em verdadeiras repartições para tudo o que você precisa guardar. Quer entender e aprender como utilizar as colmeias para organizar gavetas? Separamos então algumas dicas incríveis para quem quer organizar muito gastando pouco. Confira agora, 22 de fevereiro, todas as nossas informações.
Colmeia organizadora
A saber: no mercado há diversos modelos de colmeia, atendendo todos os gostos e bolsos.
Por outro lado, as mais versáteis e famosas são as de plástico, que permitem a adaptação em qualquer espaço e, além disso, são baratas e fáceis de se achar.
Dessa forma, as colmeias acomodam desde meias, roupas íntimas e gravatas, até camisetas ou sapatos. Os materiais mais utilizados em colmeia são:
- Plástico;
- Tecidos;
- Madeira;
- Papelão (artesanal).
Você pode colocar as colmeias nas gavetas, nos vãos ou, até mesmo, penduradas.
Seu uso não se limita apenas ao guarda-roupa e, por isso, você pode utilizá-las de tal forma em diversos lugares da sua casa também. Solte a imaginação e observe suas necessidades reais de espaço e visibilidade.
Onde usar as colmeias
Imagine que seu marceneiro entregou seu armário, e você identificou uma gaveta, profunda, larga, porém, meio desajeitada para guardar determinados produtos como alimentos, por exemplo.
Primeiramente, uma boa solução seria utilizar a colmeia para separar, identificar e deixar a mostra os alimentos guardados ali.
Dessa maneira, nesse caso do exemplo, as colmeias de plástico ou de madeira seriam as melhores opções.
Em seguida, temos a organização do banheiro. Com uma gaveta com dezenas de itens para organizar. Novamente, as de plásticos seriam as ideais, por conta da umidade gerada pelo chuveiro.
Em terceiro lugar, a colmeia pode auxiliar no closet ou no guarda roupa, onde é possível abusar das de madeira ou, até mesmo, as de tecido.
Por fim, para arrumar as joias, bijuterias e maquiagens, as de acrílico são boas opções que permitem a visualização sem o manuseio.
Como organizar as colmeias
Logo após definir o que será guardado, onde e em qual colmeia você usará, chegou de fato o momento de partir para a organização!
Para ilustrar, vamos manter o exemplo da nossa gaveta do armário da cozinha. Dessa forma, devemos seguir uma sequência como:
- Colmeia para embalagens abertas;
- Colmeia para produtos pequenos;
- Para doces.
Do mesmo modo, no banheiro, é provável que você use a mesma lógica. Nessa colmeia, você organizaria da seguinte maneira:
- Pastas de dentes;
- Escovas de dentes;
- Sabonetes;
- Aparelhos de barbear;
- Papel higiênico;
- Esponjas de banho.
Logo após, no closet, seria preciso, com certeza, ter várias colmeias para poder separar e organizar:
- Os sutiãs de bojo;
- Sutiã sem bojo;
- Biquínis;
- Calcinhas;
- Pijamas;
- Meias.
Sem esquecer dos acessórios:
- Cintos;
- Brincos;
- Colares;
- Maquiagem;
- Anéis.
Roupas grandes e volumosas
Para quem tem pouco espaço ou, ainda, uma grande quantidade de roupas, as colmeias podem, de fato, ajudar na organização e na visualização dessas peças.
Muitas pessoas costumas, muitas vezes, organizar suas camisetas e blusas de malha, por exemplo, de forma que suas dobras não se desfaçam ao manuseio, e fiquem visíveis.
As colmeias também são, antes de mais nada, grandes aliadas na hora se guardar roupas de frio, pois, geralmente costumam ser volumosas e pesadas. Para isso, existe um tipo específico de colmeia, mais larga, justamente para comportar essas peças.
Só para exemplificar, em algumas lojas de departamento você encontra colmeias gigantes que são, com certeza, muito utilizadas nos baús de cama box, com o intuito de armazenar toda a roupa de cama, kit enxoval e edredons.
Você pode criar sua própria colmeia
Em princípio, nos queixamos por não ter ou não poder comprar uma colmeia. Seja porque o dinheiro está curto ou, ainda mais, se realmente você não encontrou o que queria, o que te agradasse e combinasse com o restante da decoração. Nesses casos você pode confeccionar sua própria colmeia para organizar gavetas.
Sendo assim, você vai precisar de:
- Papelão;
- Tecido de algodão;
- Cola branca;
- Cola quente;
- Tesoura;
- Régua.
Assim sendo, não é difícil fazer sua colmeia. Por isso, siga este passo a passo para não ter erro:
- Meça sua gaveta: Comprimento x Largura x Profundidade;
- Corte placas de papelão para o fundo, parte de trás, frente e as laterais;
- Separe placas de mesmo tamanho para repartições laterais;
- Pegue placas menores para as divisórias;
- Encape com tecido ou papel decorado todas as placas (cole com cola branca);
- Deixe secar;
- Encaixe as divisórias na gaveta;
- Fixe as repartições com cola quente;
- Está pronta sua colmeia!
Com essas dicas você poderá otimizar o espaço das suas gavetas e, assim, deixar tudo bem acessível e organizado. Quando você investe tempo em soluções na organização da sua casa, acaba percebendo que ela dificilmente ficará fora de ordem outra vez.
Foi por isso que, hoje, abordamos aqui como utilizar as colmeias para organizar de forma efetiva suas gavetas e te apresentar soluções simples e realmente funcionais para questões recorrentes do dia a dia!