As franquias no setor de controle de pragas é um negócio potencialmente lucrativo para quem procura nichos de prestação de serviços. Por isso que hoje indicaremos como ter uma franquia de controle de pragas e se vale a pena.
Empresários e proprietários de casas podem se beneficiar dos serviços oferecidos pelas dedetizadoras em um mercado de alta demanda, abrindo oportunidades para que esse tipo de franquia se instale nas mais diversas cidades.
Por que investir em uma franquia de controle de pragas?
O Brasil e o mundo estão passando por um momento delicado. E uma forma de reduzir o risco de contaminação é manter superfícies e ambientes sempre impecáveis.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta para potenciais investidores em uma franquia de controle de pragas. 80% da população mudou suas rotinas de higiene para diminuir o risco de contrair novas doenças, transmitidas por pragas.
Porém, apesar da mudança de comportamento, nada garante que um ambiente não esteja infestado de pragas como baratas e roedores. Residências, automóveis, e empresas oferecem um ambiente ideal para esses animais, com temperatura confortável, escuridão total e sem predadores.
Os hóspedes indesejados, não apenas colocam em risco a segurança do das pessoas, causando curto-circuito, incêndios ou passando sobre alimentos, mas também deixam um odor desagradável por onde passam.
Muitas pessoas sofreram ou sofrerão por morar em casas, ou apartamentos com garagens mal construídas, os quais são espaços ideais para a presença de pragas.
Vale a pena abrir uma franquia de controle de pragas?
A disponibilidade de tais serviços é seu principal benefício. Além do mercado residencial, mesmo em áreas urbanas, a grande maioria das empresas realiza dedetizações periódicas (às vezes sob mandato de órgãos reguladores).
O aumento da oferta destes serviços de controle de pragas, se reflete na demanda do cliente.
No entanto, boas oportunidades de negócios não são o único atrativo das franquias de controle de pragas para os investidores. O baixo investimento inicial é outra vantagem. Este tipo de franquias requer um investimento inicial de pelo menos R$ 40.000,00 para começar, algumas permitem que menos ainda seja colocado no negócio no início.
No entanto, o franqueado precisa de habilidades de gestão de pessoas, e um perfil de negócios bem definido para competir nesse mercado. A comercialização ativa é uma marca registrada dessas franquias, ou seja, o franqueador e o franqueado devem buscar ativamente os clientes.
Analisar a concorrência é o aspecto chave a focar neste mercado. Como já existem muitas empresas locais na área onde o franqueado planeja se expandir, a concorrência é acirrada.
Este fato, torna desafiador para o franqueado entrar no mercado local, onde preços incompatíveis são comuns entre as empresas locais.
Localização
A decisão de qual franquia investir requer uma extensa pesquisa, incluindo um exame cuidadoso do modelo de negócios para determinar se a rede da franquia é ou não a mais adequada para a área onde a franquia será localizada.
No final, pode ser prudente investir em franquias que fornecem uma nova abordagem para o desenvolvimento de serviços, já que o apelo do consumidor resultante provavelmente será substancial.
Os fatores que podem contribuir para o sucesso do negócio incluem programas de treinamento bem estruturados, franqueados e funcionários com treinamento e manuais operacionais detalhados. Além disso, é preciso ter equipamentos que facilitem a prestação de serviços e permitam ao franqueado operar de forma eficiente com uma equipe pequena é outro diferencial.
Como ter uma franquia de controle de pragas?
Você precisará tomar algumas atitudes cruciais que vão ajudar no seu crescimento e transformar sua rotina em algo mais leve e tranquilo se quiser entrar em uma franquia de controle de pragas.
Muita pesquisa e trabalho duro são necessários antes que você tenha certeza de que está investindo seu dinheiro em um negócio que se encaixa no seu perfil de empreendedor.
Se você deseja iniciar um negócio fornecendo um negócio de controle de pragas, saiba que será principalmente um empreendimento comercial. Ou seja, as conexões de linha de frente não serão tão cruciais para a venda de seus serviços.
Mas, para aumentar sua base de clientes com clientes dedicados, você deve estar pronto para se esforçar ao máximo no trabalho.
Se você irá trabalhar juntamente com um vendedor, tudo o que você tem que fazer é destacar as áreas que precisam de trabalho e pensar juntas para como tornar essas áreas melhores para o todo.
No entanto, existem preocupações adicionais que precisam ser abordadas para que seu negócio lhe traga mais do que apenas dores de cabeça e preocupações adicionais.