Como ter disciplina para estudar para concursos

Confira 6 dicas para ter uma boa rotina de estudos

Um dos maiores desafios de candidatos a processos seletivos é conseguir manter a rotina previamente estabelecida. Por isso, é fundamental encontrar as maneiras adequadas de ter disciplina para estudar para concursos.

Assim, o sonho da aprovação se torna mais alcançável! As dicas, nesse contexto, serão úteis para que você consiga desempenhar suas metas e construir um maior foco para assistir aulas, ler livros e resolver questões. Logo, haverá mais concentração e menos procrastinação.

Tenha disciplina para estudar para concursos

O primeiro passo para fazer dar certo é manter uma boa saúde física e mental. Por isso, antes de se organizar para sentar e “devorar conteúdo”, você precisa estabelecer quais serão suas atividades de lazer. Em seguida, escolher uma modalidade de exercício físico e iniciar uma boa alimentação.

Em conjunto, todos esses fatores irão impactar positivamente no seu rendimento semanal e, por consequência, aumentar o seu grau de assimilação para com os assuntos vistos. Somente assim, ter disciplina para estudar para concursos se tornará uma realidade na sua vida.

Local de estudo

O ambiente é outro fator determinante para atingir esse objetivo, pois é ele quem vai influenciar mais diretamente no seu processo de manter o foco. Para alguns, um barulho ou outro não é uma grande questão, mas existem pessoas que simplesmente não se concentram quando há o mínimo de ruído.

Assim, um espaço silencioso é sempre a melhor alternativa, principalmente se combiná-lo com o adicional de não ter interrupções frequentes. Além disso, é importante que o local esteja ventilado e ter boa iluminação, até mesmo para não induzir a sensação de sono pela pequena intensidade de luz.

Cronograma e rotina para estudar para concursos

Aqui, o essencial é você ser realista quanto ao seu tempo disponível. Portanto, monte uma planilha com seus horários e com o número de intervalos que você precisa. Aliás, reúna tudo isso dentro da quantidade de dias da semana em que a dedicação será possível.

Para criar disciplina para estudar para concursos, o ideal é que a rotina seja diária, mas sabemos que a realidade para todos não é a mesma. Por isso, tente equilibrar os seus afazeres, tentando focar na meta da prova.

Objetivos semanais

Falando em metas, é preciso que elas estejam muito bem claras para que sejam devidamente cumpridas. Desse modo, toda semana escreva o que você tem em mente e inclua como objetivo de estudo, o que vai te ajudar a ter noção do que está progredindo e do que ainda falta.

Lembrando que essas serão as derivadas das grandes metas, isto é, aquelas já previamente estabelecidas no início do planejamento, por exemplo: ser aprovado, estudar todos os temas dos editais, realizar treinamento físico, praticar a redação etc.

O que você pode considerar como semanal: revisar conteúdo X, escrever sobre tema Y, fazer tantas horas de corrida, entre outros.

Pequenas vitórias

O resultado direto da dica anterior é proporcionar um autorreconhecimento das pequenas vitórias e do próprio rendimento. Então, estar motivado, com plena consciência de que você está caminhando e chegando cada vez mais perto do seu sonho, é crucial.

Assim, para continuar a ter disciplina para estudar para concursos, é fundamental olhar para si e ver você mesmo como um merecedor das próprias conquistas. Essa é a dinâmica do reforço positivo, no qual você pode até mesmo se dar algumas recompensas.

Longe das distrações para estudar para concursos

Diretamente relacionada com o ambiente, é importante se afastar de qualquer coisa (ou pessoa) que possa vir a te distrair. Por exemplo, se você não usa seu celular, ele pode ficar guardado em uma gaveta ou em algum móvel de outro cômodo, para evitar que uma simples mensagem progrida para um tempo de procrastinação.

Ainda, dividindo casa com familiares e/ou amigos, é interessante pedir licença e até trancar a porta, caso seja necessário.

Procure ajuda para ter disciplina para estudar

Não é nem um pouco vergonhoso admitir que não sabe ou que está com dificuldade de manter o ritmo de produção. Logo, nada melhor que encontrar alguém experiente que possa te passar dicas úteis de como ter disciplina para estudar para concursos.

Então, além de pedir para que as pessoas contribuam para a sua paz de espírito na hora de assistir uma aula, você pode perguntar se elas têm alguma sugestão. Inclusive, é preferível que seus entes mais próximos fiquem a par da situação para que possam te proporcionar uma perspectiva de fora, talvez mais real.

Ao colocar essas dicas em prática, será muito mais fácil adquirir uma rotina de estudos que se encaixará em seu cotidiano.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.