Nesta semana, o Governo Federal segue com as liberações extraordinárias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ao todo, estima-se que pouco mais de 3,2 milhões de brasileiros tenham direito ao saldo. A grande maioria deles, não precisa realizar uma solicitação, mas em alguns casos específicos o pedido é necessário.
Para as pessoas que precisam solicitar o saldo, é importante saber que não é necessário sair de casa para fazer o pedido. Basta abrir o app oficial do FGTS. O aplicativo já está disponível para download em celulares com sistemas Android e iOS. Basta baixar a aplicação e seguir o passo a passo abaixo:
(caso ainda não tenha uma conta, o cidadão pode clicar na opção de cadastro, informar os seus dados pessoais, formalizar um perfil e iniciar o processo de entrada normalmente.)
(segundo relatos, é justamente neste momento que o cidadão é direcionado para uma espécie de fila de espera virtual. Basta esperar até que chegue a sua vez)
Neste momento, o próprio sistema mostrará qual será o valor disponível para que o cidadão possa realizar o resgate. O app também informará se o depósito foi feito de forma automática, ou se o cidadão precisa realizar a solicitação.
Depois de realizar todo o processo acima, o app exibirá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”. Portanto, aguarde até que o sistema indique uma data para a retirada do seu dinheiro.
O calendário do FGTS segue normalmente nesta semana. Nesta quarta-feira (8), por exemplo, estima-se que pouco mais de 3,2 milhões de pessoas recebam a liberação extraordinária do saldo do Governo Federal.
Desta vez, é a hora dos usuários que nasceram no mês de novembro. O saldo será depositado automaticamente na conta digital do Caixa Tem. O cidadão pode movimentar a quantia por lá, e terá a opção de transferir o valor para outra conta de outro banco.
Os saques do FGTS extraordinário possuem um limite de R$ 1 mil pessoa. O cidadão pode receber menos do que este patamar, mas nunca mais do que ele. Indivíduos que nasceram entre os meses de janeiro e outubro já podem movimentar a quantia.
Nos últimos meses, o Governo Federal vem realizando uma série de mudanças em seus benefícios sociais. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, membros do Planalto sinalizaram a possibilidade de liberação de novos créditos para micro e pequenas empresas.
Na última semana, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. Entre outras coisas, o documento transforma o Benefício Extraordinário em um complemento permanente que durará para além do final deste ano.
Novas alterações ainda estão sendo estudadas. Neste momento, por exemplo, o Congresso Nacional analisa a possibilidade de aumentar o número de usuários do vale-gás dos atuais mais de 5 milhões para pouco mais de 10 milhões de brasileiros.