Como ser um universitário menos estressado

A qualquer momento, a maioria dos estudantes universitários fica estressada com alguma coisa; até faz parte da rotina. Afinal, há muitas cobranças e, normalmente, nessa etapa da vida o dia a dia conta com muito trabalho, relacionamentos, parte financeira atribulada, etc.

Às vezes é inevitável sentir estresse. Entretanto, é algo que você pode controlar.

Selecionamos algumas sugestões para te ajudar a manter o estresse sob controle e como relaxar quando se tornar excessivo.

1. Não se estresse por estar estressado

Isso pode parecer ridículo a princípio, mas é listado primeiro por um motivo: quando você está se sentindo estressado, você se sente como se estivesse no limite. Não se culpe muito por isso!

É tudo normal, e a melhor maneira de lidar com o estresse é não ficar mais estressado por estar… estressado. Se você está assim, admita e descubra como lidar com isso. Focar nisso, especialmente sem agir, só fará as coisas parecerem piores.

2. Durma

Estar na faculdade significa que seu horário de sono está, muito provavelmente, longe do ideal. Dormir mais pode ajudar sua mente a se reorientar, recarregar e reequilibrar. Isso pode significar uma soneca rápida, uma noite em que você vai para a cama cedo ou uma promessa a si mesma de manter um horário regular de sono.

Às vezes, uma boa noite de sono pode ser tudo de que você precisa para começar a correr em meio a um período estressante.

3. Coma alimentos saudáveis

Semelhante aos seus hábitos de sono, seus hábitos alimentares podem ter sido deixados de lado quando você começou a estudar. Pense no que – e quando – você comeu nos últimos dias. Você pode pensar que seu estresse é psicológico, mas também pode estar sentindo estresse físico se não estiver alimentando seu corpo de maneira adequada.

Vá comer algo equilibrado e saudável: frutas e vegetais, grãos inteiros, proteínas. Deixe sua mãe orgulhosa com o que você escolheu para o jantar esta noite!

Leia mais sobre isso – 5 alimentos que potencializam o desempenho nas provas

4. Faça algum exercício

Você pode pensar que, se não tem tempo para dormir e comer direito, definitivamente não tem tempo para fazer exercícios. É justo, mas se você estiver se sentindo estressado, pode ser que precise espremê-lo de alguma forma.

A saber, o exercício não precisa necessariamente envolver um treino exaustivo de 2 horas na academia. Isso pode significar uma caminhada relaxante de 30 minutos enquanto ouve sua música favorita. Na verdade, em pouco mais de uma hora, você pode, por exemplo:

1) caminhar 15 minutos até seu restaurante favorito fora do campus
2) fazer uma refeição rápida e saudável
3) caminhar de volta
4) tirar uma soneca revigorante.

Imagine como você se sentirá muito melhor!

5. Obtenha algum tempo de silêncio

Pare um momento e pense: quando foi a última vez que você teve algum tempo quieto e quieto sozinho?

Encontrar alguns momentos de paz e tranquilidade – sem telefone celular, familiares e amigos – pode ser exatamente o que você precisa. Sair do ambiente louco da faculdade por alguns minutos pode fazer maravilhas para reduzir o estresse.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Estresse no trabalho: Como lidar com os picos de estresse?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.