Como ser um bom gestor e líder? Veja algumas dicas!

Como ser um bom gestor e líder? Veja algumas dicas!

Veja as nossas dicas para ser um bom gestor e líder.

Ser um bom gestor e líder deixou de ser um objetivo e tornou-se uma necessidade nas grandes corporações, por diversos motivos. Hoje, a liderança é muito mais valorizada do que a gestão fria, afastada e sem contato com a equipe.

Por isso, no conteúdo de hoje nós vamos lhe apresentar alguns fatores importantes que você deve levar em conta na hora de trabalhar o seu espírito de liderança. Acompanhe e saiba mais.

Saiba como ser um bom gestor e líder

Para ser um bom gestor e líder é fundamental levar em conta diversos fatores envolvidos com a capacidade de liderar uma equipe. São eles:

1- Tenha a capacidade de ser mais empático e menos julgador

Cuidado com os julgamentos que você faz sobre as ações e atitudes dos seus liderados. Isso pode minar o relacionamento com a equipe e fazer com que você se feche para o que o time tem a lhe dizer.

Por isso, comece a trabalhar a sua empatia e, sempre que possível, coloque-se no lugar do outro. Tente ser mais compreensível.

2- Não interrompa o outro e saiba ouvi-lo de verdade

Saber ouvir o seu time também é fundamental para ser um bom gestor e líder. Apenas dessa maneira é que você conseguirá compreender as dificuldades das pessoas, assim como os objetivos e os desejos.

Da mesma maneira, demonstrará muito mais disponibilidade e parceria ao se atentar para cada detalhe do que o outro está falando.

3- Aprenda a se comunicar de acordo com as necessidades da sua equipe

Outra forma de ser um bom gestor e líder é aprendendo a se comunicar corretamente com os seus liderados. Para isso, saiba ouvir e falar de acordo com as necessidades do time, sempre visando ser uma pessoa próxima e disponível.

A comunicação mais objetiva também é importante aqui. Além de que ela deve estar sempre alinhada ao seu público: quando o time é formado por jovens, a linguagem deve ser jovial, por exemplo.

4- Não seja do tipo de gestor que pega os créditos apenas para si

Cuidado com aquela mania de ficar com todos os créditos, depois do esforço de toda a equipe! Isso pode até soar absurdo para você, mas saiba que isso é mais comum do que se imagina.

Embora estejamos no Século XXI, ainda nos deparamos com muito profissionais que não reconhecem o esforço da equipe, e apenas atribuem os créditos para si mesmo.

Não seja essa pessoa!

5- Seja do tipo de gestor que encoraja o time e acredita no potencial dele

Encoraje o seu time e demonstre acreditar no potencial dele. Mostre que você confia e isso fará com que eles se sintam cada vez mais energizados para crescer e se desenvolver.

Ao dar esse “combustível” para os seus liderados, você consegue ser um bom gestor e líder, capaz de fazer com que todo o time coloque as energias aonde devem ser colocadas, priorizando bons resultados. Foque nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?