Como se preparar para uma entrevista de emprego online

A pandemia da covid-19 nos impôs algumas mudanças de hábito, uma delas são as entrevistas remotas. Esse tipo de comunicação é uma ótima opção nesse contexto de quarentena pois ajuda a garantir a segurança dos envolvidos.

No entanto, se preparar para entrevistas online pode ser uma tarefa desafiadora. Geralmente, as empresas que optam por essa modalidade realizam todo processo de modo virtual, desde a análise dos  currículos até a entrega dos documentos.

Saiba como se preparar

Os recrutadores costumam usar plataformas de reunião como Google Meet, Skype, e Zoom, por exemplo. Nesse sentido, é interessante é fazer testes prévios nesses sites e explorar as opções.

Então, se você não tem experiência com esses aplicativos, teste-os com certa antecedência. Além disso, verifique a câmera e os demais equipamentos de vídeo e áudio. Uma comunicação sem ruídos pode ser decisiva para contratação.

Veja abaixo mais algumas dias!

1. Escolha um local adequado

É necessário estar em um ambiente limpo, organizado e silencioso. Dê preferência a um espaço da casa em que ninguém possa te interromper por algumas horas.

2. Escreva um roteiro

Ficar nervoso nessas situações é normal, principalmente se for sua primeira vez participando de um seleção neste formato. Por isso, elabore um roteiro e esteja confiante sobre o que vai falar. Isso ajuda a otimizar o tempo e torna a conversa mais objetiva.

3. Dê atenção especial a sua aparência

Se arrume do mesmo modo que faria para uma entrevista presencial. Garanta que suas roupas, maquiagem e cabelo estejam adequados. É fundamental causar uma boa primeira impressão.

4. Verifique a conexão de internet

A pior coisa que pode acontecer é perder a entrevista por não conseguir uma conexão estável. Por isso, teste sua internet com antecedência para evitar surpresas desagradáveis.

5. Mantenha uma conversa agradável

Entrevistas de emprego costumam causar grande ansiedade nos participantes. Uma dica para quebrar o climão é manter uma conversa educada, agradável e cordial. Não perder a calma e ser claro na fala também é um aspecto importante para conduzir bem a entrevista.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia também CNE pode aprovar ensino remoto até dezembro de 2021.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.