Como se preparar para o vestibular durante a pandemia

A pandemia da covid-19 que assola o país desde os primeiros meses do ano afetou a rotina de milhares de alunos. Com a quarentena, o isolamento social foi estabelecido e as aulas foram suspensas em todo território nacional. Desse modo, muitos se veem diante do desafio de manter o rendimento e aproveitar bem o tempo para colocar as matérias em dia, além de se preparar para os futuros processos seletivos em casa.

Enquanto o retorno às atividades presenciais ainda é incerto, os vestibulandos aguardam com expectativas a volta às aulas e se esforçam para minimizar os prejuízos à vida acadêmica. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas para turbinar os estudos durante a pandemia.

Como se preparar?

1. Mantenha-se bem informado

As provas dos grandes concursos e vestibulares costumam exigir que o candidato esteja por dentro dos fatos relevantes que acontecem no Brasil e no mundo. Então, estar atualizado é crucial para desenvolver bem as ideias e elaborar bons argumentos. Portanto, busque notícias e informações dos mais diversos temas de interesse social. Recorra a fontes seguras e compare notícias em vários sites para conferir a veracidade.

2. Veja conteúdos produzidos por especialistas

A internet está recheada de materiais didáticos produzidos por profissionais e que podem ser muito úteis, pois é possível acessar apostilas, simulados e vídeo aulas de maneira gratuita. Além disso, alguns sites ainda oferecem exercícios e dicas para auxiliar o estudante na hora da prova.

3. Conheça as provas anteriores

Saber com antecedência o formato e estilo das questões é importante para se preparar adequadamente. Desse modo, um jeito interessante de fazer isso é por acessar as provas dos anos anteriores e estudar a partir delas. Fazer isso dará maior tranquilidade no momento da prova.

4. Leia bastante

Os vestibulares e concursos geralmente cobram obras clássicas e outros tipos de literatura. Nesse sentido, ter o costume de ler com regularidade vai ajudar a entender e responder melhor os enunciados das questões. Então, sempre que der, leia e pratique a interpretação de texto.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.