Como se portar em cargos de liderança?

Aprenda dicas fundamentais para ser um bom líder

Você está em um cargo de liderança? Você sabe como se portar nessas posições de destaque dentro de uma empresa? Sabe quais os comportamentos de um líder? Estas são as perguntas que hoje pretendemos responder para você com este artigo. Leia até o final e saiba mais.

Cargos de liderança -- Reprodução Canva
Cargos de liderança — Reprodução Canva

Como você deve se portar em um cargo de liderança?

O líder é aquela pessoa que sabe comandar os demais e influenciar os comportamentos de seus subordinados de maneira positiva. Entretanto, é de conhecimento de todos que a liderança pode ser algo nato das pessoas, ou ser construída a partir da experiência adquirida.

Assim, o líder é capaz de unir o grupo de funcionários em busca de um objetivo em comum. Para tanto, é preciso motivá-los para que suas potencialidades sejam realçadas e, assim, favorecer o bom funcionamento da empresa.

Quais são os comportamentos necessários para um líder?

Sabemos que nem todas as pessoas conseguem ser líderes na empresa, pois não possuem os comportamentos necessários para realizar essa tarefa de forma correta. Sendo assim, apresentaremos na sequência os 5 comportamentos essenciais de um bom líder.

1. Ter a habilidade de saber ouvir as pessoas

Saber ouvir é uma característica essencial para qualquer líder. Por isso, é preciso tirar o tempo necessário para parar e ouvir de forma a entender as necessidades de sua equipe, sem fazer pré-julgamentos. Quase sempre, este processo de ouvir possibilitará o entendimento de como o colaborador se sente em relação à sua família e a sua empresa.

Todas as pessoas precisam de alguém que as ouça e, quem sabe, ajude a apresentar alternativas de solução para os seus problemas. Se você der atenção ao seu colaborador, com certeza estabelecerá relacionamentos de confiança e parceria num processo em que ambos ganham.

2. Se faça entender quando quiser comunicar algo

O bom líder, quando deseja algo, precisa comunicar de forma clara e objetiva, sem rodeios e sem palavras diferenciadas. Passou-se o tempo que o chefe falava uma linguagem que os colaboradores não entendiam e, por conta disso, ficavam em dúvida sobre o que ele realmente queria dizer.

A comunicação é muito importante para que as relações de trabalho se tornem produtivas e eficazes. Promova momentos de integração dos colaboradores fora do ambiente de trabalho e converse com seus subordinados. Seja acessível e estabeleça relações saudáveis com a sua equipe.

Com certeza você irá conquistar aliados no seu local de trabalho e não irá “perder” a sua autoridade.

3. Procure sempre deixar claro a sua confiança na equipe de colaboradores 

Os funcionários precisam ter claro que você confia neles e que sabe que pode contar a qualquer momento, afinal, numa empresa, nem sempre tudo são flores.

Tranquilize a sua equipe, acredite nela e supere as dificuldades que possam surgir. Estes momentos de intranquilidade vão passar e, se necessário, apague incêndios, “descasque abacaxis” e tenha confiança em seus colaboradores e na sua empresa.

4. Determine metas e delegue atividades

Em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, procure determinar metas e delegar atividades. Não seja centralizador. Estabeleça prioridades e repasse aos seus colaboradores.

Quando você divide responsabilidades entre seus colaboradores, estará demonstrando que acredita neles e na execução das tarefas da melhor maneira. É uma maneira de demonstrar confiança e dar liberdade para resolver as atividades da melhor forma possível. 

5. Não esqueça de fazer periodicamente os feedbacks: elogie no grupo e chame atenção no particular

O feedback é necessário para que os colaboradores tenham clareza de que a maneira que estão realizando as tarefas está atendendo às necessidades da empresa.

Mas não esqueça: ao fazer elogios dentro do grupo, todos precisam ser elogiados. Isso faz bem para a autoestima dos colaboradores. E, se algo não estiver ocorrendo da maneira adequada, chame individualmente e converse para chegar a um denominador comum.

Por fim, saiba a diferença entre um líder e um chefe. O chefe exige subordinação e obediência dos colaboradores, ou seja, o chefe manda e o colaborador obedece. Já o líder, engaja a equipe de forma que os objetivos sejam atendidos, sem precisar passar pelo processo de hierarquia, estabelecendo relações e ajudando no crescimento de toda a equipe.

Seja um líder e conquiste pessoas. Contribua para o seu crescimento pessoal e profissional, estabeleça a confiança entre ambos e respeite os seus colaboradores. Com atenção, cuidado, confiança e humildade, com certeza o seu cargo de liderança será bem visto e você terá o respeito de sua equipe, bem como o de seus superiores! 

Temos certeza que as informações aprendidas no post de hoje serão fundamentais para lhe auxiliar neste caminho tão promissor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.