Empreendedorismo

Como saber qual a margem de lucro da sua empresa?

Geralmente, os empreendedores quando abrem um negócio, tem como a maior curiosidade saber qual a margem de lucro da sua empresa. E, assim, é preciso avaliar se ela vai atender às suas expectativas pessoais. Por isso , vamos indicar como saber qual a margem de lucro da sua empresa.

Como saber qual a margem de lucro da sua empresa — Reprodução Canva

O que é a margem de lucro da empresa?

A palavra lucro significa a diferença entre o faturamento e os custos para vender este produto. Assim:

Lucro bruto = receitas-custos

Para calcular a margem de lucro bruta da empresa é possível utilizar a seguinte fórmula:

Margem de lucro= lucro bruto/receitas x 100

Assim, tem-se a margem bruta de lucro de maneira porcentual. 

Para entender melhor, vamos dar um exemplo:

Sua empresa realiza consertos de equipamentos eletrônicos, e um cliente precisa consertar o seu notebook, que está com a fonte queimada, e você cobra R$ 250 para realizar o serviço. Veja: Você terá de custo, a fonte do notebook, e o serviço para a troca, que em valores hipotéticos custaria R$ 210. Assim, para calcular o lucro deste serviço prestado será:

R$ 250 – R$ 210 = R$ 40. O seu lucro será de R$ 40.

Mas, se você quiser calcular o lucro em um certo tempo, o cálculo é o mesmo:

Some todas as entradas de dinheiro e os custos envolvidos. Na sequência, calcule a diferença entre os valores encontrados, e multiplique por 100. O resultado encontrado será a porcentagem e lucro da sua empresa.

O lucro percentual encontrado, é o valor que você encontrará sobre a lucratividade da empresa. É o cálculo do lucro bruto.

Como calcular o lucro líquido da empresa?

No caso do cálculo da margem de lucro líquida da empresa, é preciso considerar outros custos como:

  • Impostos sobre o faturamento;
  • Impostos sobre a folha de pagamento;
  • Custos fixos como aluguel, água, luz, internet e outros;
  • Despesas com pessoal da administração;

Assim, o lucro líquido é calculado:

Lucro líquido = Lucro bruto – impostos – despesas fixas e variáveis

No cálculo da margem líquida, calcula-se:

Margem de lucro líquida= lucro líquido/receita x 100

Qual a razão pela qual é necessário realizar o cálculo da margem de lucro de uma empresa?

Enquanto a margem bruta do lucro, envolve somente o faturamento da empresa, dá uma ideia mais superficial sobre o negócio. Por isso, realizar o cálculo da margem líquida é de extrema importância para identificar qual é o valor que realmente sobra diante das atividades da empresa. 

Exemplificando:

Se você chegar ao cálculo de 45% de margem e lucro líquido, significa que a cada R$ 100 que entre de faturamento no caixa, R$ 55 é utilizado para pagar todos os custos da empresa, e sobra R$ 45 de lucro em cada R$ 100 de entrada.

Porém, muitos empreendedores avaliam somente a margem de lucro bruta, e tem uma ideia falsa das finanças do negócio.

Especialistas indicam que a margem de lucro ideal para empresas do ramo da indústria, deve ser superior a 8%. Mas, em empresas de prestação de serviços, a margem de lucro ideal deve ser superior a 20%.

Como saber se a margem de lucro de sua empresa é boa?

A margem de lucro ideal é muito relativa, considerando o tipo de empresa e sua atuação no mercado. Assim, uma margem de lucro pode ser excelente para um tipo de negócio, pode ser extremamente ruim para outro.

Dessa forma, é correto afirmar que não existe margem de lucro ideal. Para ser boa ou ruim, vai depender dos objetivos da empresa e das metas estabelecidas.

Além disso, pode ser escolha do empreendedor, reduzir a margem de lucro de alguns produtos, oferecer promoções, e ganhar mais na quantidade de produtos vendidos. Em outras situações, é possível aumentar a margem de lucro (em caso de falta do produto no mercado) e, assim, também obter uma lucratividade maior. É a lei da oferta e da procura.

Vamos exemplificar: Em tempos de Black Friday, uma das apostas dos empreendedores, é reduzir a margem de lucro e vender mais produtos. Outra situação em que isso acontece, é quando há no estoque, produtos que estão parados, sem venda. O empreendedor fará uma promoção, e desta forma, aumentará as vendas, reduzir produtos estocados e poder substituir por outros mais atrativos e que possuem maior venda.

Por fim, fica a pergunta após tantos conteúdos valiosos: viu só a importância de saber a margem de lucro dos seus produtos e/ou serviços?

Ela pode ser muito útil na tomada de decisões da empresa! E, sabendo disso, esperamos que o post de hoje possa ter sido bastante proveitoso para lhe dar todas as informações necessárias e ajudar no seu empreendimento!