Para promover o bem-estar no trabalho é preciso pensar nos pilares que envolvem a saúde física e mental de um sujeito: emoções, motivação, hábitos saudáveis e respeito aos limites pessoais.
Com esses quatro pontos postos à mesa, torna-se mais simples evidenciar o bem-estar dos colaboradores. A seguir, detalharemos cada um desses pontos.
Como promover o bem-estar no trabalho
Para promover o bem-estar no trabalho é necessário compreender que este trata-se de um processo contínuo e duradouro.
Ou seja, não dá para fazer uma ação de bem-estar que seja pontual, e depois deixar “tudo como está”. Afinal, o ser humano é dinâmico e precisa de estímulos todos os dias, a fim de manter a saúde mental equilibrada.
Abaixo você verá como é possível estabelecer alguns hábitos que potencializam o bem-estar corporativo:
1- Rotina de feedback para realinhamento
O feedback, tanto positivo quanto negativo, deveria ser “regra” em qualquer ambiente de trabalho. É apenas através dele que os colaboradores têm a chance de enxergar as suas falhas e possibilidades de crescimento.
Sem um feedback estruturado, o sujeito pode repetir os seus erros sem se dar conta, impedindo que os resultados almejados sejam verdadeiramente alcançados.
Por isso, se você quer promover o bem-estar no trabalho, comece dando feedbacks para os seus liderados, de uma forma recorrente e construtiva. Isso oportunizará o crescimento e a motivação das pessoas.
2- Pausas flexíveis e que respeitem o tempo de cada colaborador
As pausas no trabalho não devem ser regradas de acordo com o que o gestor acha ser um momento interessante para descanso. Mas sim, elas devem ser pautadas no próprio fluxo de trabalho do colaborador.
Afinal, ninguém se cansa ou satura a mente da mesma maneira. Cada um possui um ritmo de produtividade que deve ser respeitado. Por isso, além de incentivar as pausas, incentive-as de uma maneira flexível e adequada para cada colaborador.
3- Investimento em hábitos saudáveis no trabalho
Os hábitos saudáveis também devem acontecer dentro do ambiente de trabalho, uma vez que não há como promover o bem-estar no trabalho sem esses estímulos.
Dentre os hábitos saudáveis, podemos citar:
- Exercícios físicos laborais, visando a saúde e o equilíbrio do corpo.
- Acolhimento para questões emocionais.
- Espaços para descanso, leitura e meditação.
- Investimento em disseminação de informações sobre alimentação saudável e hidratação.
- Ambiente de trabalho estruturado, tranquilo, limpo e organizado.
- Entre outras medidas igualmente importantes.
O incentivo a esses hábitos devem fazer com que tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa, o sujeito crie essa cultura de autocuidado e atenção a si mesmo. Assim, ele terá um suporte muito maior para lidar com as adversidades do dia a dia.
4- Cultura de gerenciamento de emoções
Lembre-se de que trabalhar o gerenciamento de emoções também é uma forma de promover o bem-estar no trabalho. Aqui, é possível apostar em palestras e rodas de conversa sobre o assunto, além de permitir que o colaborador sinta-se à vontade para falar sobre os seus sentimentos e emoções.
Quanto mais investimento há em saúde mental, melhor é o gerenciamento de conflitos e erros, garantindo assim mais qualidade de vida para todos.