Como precificar os produtos de forma correta em sua loja

Confira modelos de precificação para contabilizar corretamente e conseguir os lucros esperados

A capacidade de precificar com precisão os próprios produtos é uma habilidade crucial para qualquer empresário possuir. Então, para garantir que seu negócio gere lucro e continue crescendo, é fundamental que você saiba determinar corretamente os preços que cobrará por seus produtos e serviços. Por isso que hoje, iremos informar como precificar os produtos de forma correta em sua loja.

O que é precificação?

Precificar é o método usado para estabelecer o preço de varejo de bens e serviços. No entanto, colocar uma etiqueta de preço em um item ou um valor numérico em uma tabela de atendimento não é a mesma coisa que precificar. Na verdade, os cálculos necessários para chegar a esses valores finais também fazem parte do processo de previsão.

Por fim, um dos objetivos da precificação é garantir que os preços gerem um retorno financeiro positivo para o negócio. E por isso que é crucial entender a distinção entre lucro e sucesso.

Por outro lado, a competitividade deve ser levada em conta durante a fixação de preços. Ou seja, o grau em que o preço pedido de um produto é inferior ou superior ao de seus concorrentes diretos. Isso porque, embora o preço não seja tudo, ele é um fator na hora do consumidor decidir se compra ou não um produto ou contrata um serviço.

Portanto, a estratégia de precificação deve encontrar um equilíbrio entre esses fatores para garantir um preço sustentável e lucrativo para o negócio e atraente para os clientes. Sendo assim, o preço ideal para um bem ou serviço pode ser determinado analisando vários fatores usando uma estratégia de preços.

Aliás, esses fatores podem incluir a situação financeira da empresa, o cenário competitivo e os esforços de marketing do negócio. E quando feito corretamente, o preço se torna o ponto ideal onde custo, valor e lucro se encontram.

Quão importante é definir expectativas razoáveis ??sobre os custos?

O sucesso e a expansão do seu negócio dependem da sua capacidade de prever com precisão, a demanda por seus produtos e serviços e cobrar preços justos por eles, sem deixar de cumprir seu orçamento.

Se o preço for muito alto, os consumidores podem ficar desanimados e a empresa pode perder vendas e dinheiro.

A venda pode não gerar lucro ou causar prejuízo se o preço for muito baixo para cobrir todos os custos fixos e variáveis ??associados à transação.

Concluindo, uma previsão precisa é fundamental para garantir um alto índice de lucratividade nas vendas e é um dos pilares do planejamento financeiro de qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Como precificar um produto: modelos de precificação

Três abordagens comuns para precificar bens e serviços são a margem de lucro sobre o custo, o markup e a margem de contribuição.

Margem de lucro sobre o custo

A margem sobre o custo é o lucro extra que você espera obter com o preço final de um produto.

Desse modo, este método leva em consideração apenas as despesas relacionadas ao produto (em oposição aos custos gerais do negócio). Isso significa que, para obter lucro líquido, ainda é necessário reduzir os custos associados à receita de vendas.

A fórmula utilizada para o cálculo é: Margem sobre o custo = valor do produto + lucro da empresa

Markup

É um modelo de precificação que leva em consideração todo o dinheiro gasto na fabricação ou compra do produto. Portanto que inclui custos fixos, custos variáveis, margem de lucro e custos de produção.

Assim, uma fórmula comum é a seguinte: Markup = [(100-(despesas fixas-despesas variáveis-margem de lucro))/100]

Margem de Contribuição

Nesse modelo, o preço do produto é determinado pelo lucro bruto desejado, ou seja, a quantidade de dinheiro que sobra de uma venda após a subtração de todas as outras despesas. Assim, o valor do custo será reduzido ainda mais para obter o lucro líquido.

A fórmula é direta: Margem de contribuição=receita vendas-custos variáveis-desp.variáveis

Importância de contabilizar corretamente os custos e despesas

Todos os custos e despesas relacionados à fabricação e venda de seu produto devem ser contabilizados, independentemente do método de precificação escolhido.

Afinal, os custos de um produto incluem tudo, desde matérias-primas e mão de obra até taxas de embalagem e envio.

Por outro lado, as despesas operacionais incluem elementos como contas de serviços públicos, impostos e comissões que devem ser pagas para manter seu negócio funcionando sem problemas. Sendo assim, o custo dos impostos também deve ser levado em consideração.

Com esses números, você pode determinar com mais precisão o preço de seus produtos e serviços, garantindo a continuidade da saúde financeira do seu negócio e sua capacidade de expansão.

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