A cada dia, o cartão de crédito vem se mostrando mais presente na vida dos brasileiros. Com a popularização dos bancos digitais, ficou ainda mais fácil conseguir um cartão, oque pede ainda mais organização com gastos, para não acabar caindo em superendividamentos.
Deste modo, é comum ocorrer de alguém se arrepender de ter realizado alguma compra online, ou ficar insatisfeito com algum problema no produto adquirido. Deste modo é importante saber como pedir estorno no caso de uma compra que você efetuou no cartão de crédito.
O procedimento de estorno do cartão de crédito envolve o cancelamento de uma transação para a devolução do dinheiro gasto. Isso pode ser realizado tanto para compras online quanto para as presenciais. A solicitação do procedimento pode ser feita de duas maneiras: no site ou na loja em que a compra foi feita ou direto na administradora do cartão.
Quando é concedido o estorno, este pode acontecer por meio do cancelamento do valor da compra, que consiste na devolução do valor gasto, ou por crédito direto nas faturas seguintes do cartão de crédito.
Pedido de estorno no cartão de crédito
Realizar um pedido de estorno de uma compra no cartão de crédito é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. Contudo, a situação da compra precisa estar dentro de alguns parâmetros:
- O cliente se arrependeu da compra feita em loja online em no máximo 7 dias depois de ela ter sido realizada. Para o caso de lojas físicas, a empresa não é obrigada a devolver o dinheiro se não houver irregularidade no produto. Ao usar este recurso em uma compra online, a empresa também tem de responsabilizar por coletar o item que será devolvido, sem custo ao consumidor;
- O produto deve estar dentro do prazo de garantia, mas tem algum defeito, e a empresa não repara o dano em até 30 dias;
- O produto recebido veio em quantidade diferente da que foi informada na embalagem;
- Uma oferta anunciada não foi cumprida. Por exemplo, o prazo de entrega que foi prometido na compra não foi obedecido;
- A cobrança feita no cartão foi indevida. Pode acontecer de o estabelecimento ter passado um valor a mais no seu cartão.
Atendendo estes parâmetros, você pode solicitar o pedido de estorno do cartão de crédito diretamente para a loja ou para a própria administradora do cartão. Para isso, deve-se verificar as políticas de devolução.
Caso tudo esteja de acordo e a compra for feita de maneira presencial, o estorno é realizado pelo estabelecimento diretamente na máquina de cartão usada na compra. Caso a compra tenha sido feita online, o cliente será ressarcido de imediato ou nas próximas faturas.
Pedido de estorno com a operadora do cartão
Caso o estabelecimento não concorde em realizar o estorno, você poderá acionar diretamente a operadora do cartão. Neste caso, a operadora abrirá uma disputa entre as duas partes e o cliente precisa juntar alguns documentos. Dentre eles, deve constar fotos, comprovantes de atraso na entrega, entre outros, estes são para justificar o pedido de estorno.
É importante ressaltar que o pagamento do estorno do cartão de crédito sempre é realizado pelo estabelecimento comercial, e a administradora do cartão é apenas uma mediadora do processo. Por isso, o estorno será feito apenas após a loja aceitar as condições e devolver o dinheiro. Caso isso não aconteça, você pode se dirigir ao PROCON e questionar a decisão do estabelecimento.