Conseguir otimizar o tempo é o sonho de muitas pessoas que, a cada dia, sentem-se pressionadas pelos ponteiros do relógio.
Afinal, na sociedade atual, o que mais vemos são trabalhos intensos e que consomem um tempo absurdo dos trabalhadores.
Por isso, encontrar formas de equilibrar essas atividades e garantir uma produtividade sem pressão é muito importante. E no decorrer deste texto daremos algumas sugestões sobre isso. Acompanhe.
Para otimizar o tempo é necessário analisar como tem sido o seu dia a dia de trabalho ou estudos.
Não adianta querer implementar novas ferramentas e formas de trabalhar se você não souber o que pode estar atrapalhando o seu dia a dia. Por isso, a autoavaliação é o ponto de partida para otimizar o seu dia a dia.
Apenas depois dessa avaliação é que você poderá começar a implementar as seguintes dicas. Veja quais são elas:
Não deixe o prazo ficar muito apertado para as suas tarefas, tente sempre começá-las o quanto antes. É claro que isso não quer dizer que você deve simplesmente “atropelar” o que já estava programado, apenas para acabar uma nova tarefa que surgiu, mas sim, que você não deve deixar para começar algo apenas quando o tempo estiver quase acabando.
Vale, inclusive, começar os seus dias de trabalho mais cedo, para não chegar “correndo” no escritório e com toda aquela adrenalina de atraso. Acredite, começar a trabalhar 15 minutos mais cedo, mesmo que seja para organizar a mesa, muda o seu dia.
Além de começar os trabalhos com antecedência, lembre-se de estabelecer prazos que sejam hábeis para a sua atividade. Isto é, coloque um tempo “limite” para terminar cada obrigação. Mas, não crie prazos que sejam inatingíveis, pois isso pode criar uma bola de neve de desorganização.
Portanto, se você quer realmente otimizar o tempo, foque em estabelecer prazos para as tarefas e respeite-os, começando a executar as ações dentro de um tempo hábil, e não deixando para a última hora.
Sabe aquelas tarefas que acabam roubando a sua atenção e atrapalhando a sua atuação ao longo do dia? Pois bem, corte-as. Aqui, podemos incluir as constantes visualizações dos e-mails, as visitas às redes sociais, as reuniões que poderiam ser resolvidas em um e-mail, entre outras atividades.
Quanto mais você cortar esse tipo de distração e vilão da produtividade, mais você vai perceber que tem tempo sobrando, mas que não percebe por conta da procrastinação.
Saiba quais são as suas prioridades para cada dia, semana e mês. Jamais deixe as tarefas acumularem de maneira aleatória, sem critério do que deve ser feito primeiro ou depois. Mas sim, organize uma rotina que respeite as suas prioridades e lhe ajude a manter em dia as tarefas mais importantes.
Tudo isso, em conjunto, é capaz de lhe ajudar a otimizar o tempo de forma efetiva. Teste e confirme!