Como otimizar a logística de sua empresa ou franquia
Saiba como manter a rotina da empresa organizada com essas dicas
Quando se fala em logística, estamos falando do coração da empresa. Por isso, aprenda como otimizar a logística de sua empresa ou franquia. Pois, se seu negócio não faz um controle de todo o movimento de distribuição, de entrega, de armazenamento e estoque, você apenas perde.
Assim como, também aplica, de forma precária, os recursos se sua logística não estiver enxuta em cada etapa de execução. Portanto, tenha sintonia com seus fornecedores e clientes de ponta, aqueles que estarão com seus produtos em exposição para venda.
Verificação do funcionamento na logística de transporte
Certamente, direcionar a sua frota nesse sentido fará a despesa diminuir bastante. Confira alguns fatores que contribuem para isso.
- Sempre ter o controle das rotas que sua frota ira percorrer no dia a dia;
- Controle da quilometragem;
- Tempo gasto para cada entrega;
- Buscar o menor percurso com o menor tempo;
Logo, com a diminuição do tempo gasto na entrega, também reduz o gasto com combustível. Dessa forma, é essencial verificar as chegadas aos pontos de entrega. Aliás, isso vale tanto para o seu cliente quanto para você quem irá receber em suas lojas e estabelecimentos.
A importância de ter um gestor para otimizar a logística de sua empresa ou franquia
É importante ter um gestor em sua área de logística, pois, ele terá todo o controle do desempenho. Isso acontece tanto na distribuição quanto no recebimento e armazenagem de todos os produtos que são movimentados nessa área.
Dessa forma, o gestor pode ter todo esse controle em planilhas criadas no Excel. Assim ele poderá ter tudo discriminado no passo a passo. Assim, como terá o controle do desenvolvimento do serviço em cada execução de cada bloco do processo logístico.
Como, por exemplo, a mão de obra envolvida, veículos utilizados (quantidade da frota), materiais e equipamentos envolvidos, tempo gasto com a frota nos percursos para entrega.
Problemas na execução das entregas dos produtos de sua franquia.
Uma opção muito usada ultimamente é utilizar os serviços oferecidos por empresas especialistas em logística. Logo, caso você seja um franqueado de uma determinada marca e teve problemas com a entrega de seu produto pelo seu franqueador, você poderá desta forma entrar em acordo com ele.
Aliás, contratar esse tipo de serviço que hoje em dia é uma ótima estratégia. Pois, com o crescimento na área de entrega, surgiram diversas empresas que atuam nessa área de logística.
Contudo, é essencial efetuar estudos da área para saber se vale a pena terceirizar sua logística. Além disso, é importante saber se seu franqueador concorda com essa mudança na entrega.
Quando você contrata uma empresa para operar a logística da sua empresa
Bom, você optou em terceirizar essa área da sua empresa, a contratada passa a ser responsável por toda a movimentação da entrega, recebimento, armazenagem, controle de estoque e distribuição de seus produtos em seus pontos de vendas.
Com isso, ganhou mais eficácia. Além disso, há a rotina de periodicidade da entrega, desta forma você não correrá o risco de ficar sem mercadoria em seus pontos de venda.
Portanto, pesquise bem antes de contratar esse serviço. Tendo em vista, que otimizar a logística de sua empresa ou franquia, você estará com certeza diminuindo custos. Consequentemente terá aumento nos lucros e redução das perdas.
Localização de sua empresa
Esse ponto é de extrema importância, pois é a partir dessa localização que dará o impute inicial em toda a demanda de sua distribuição. Sendo assim, defina o seu local de armazenagem e distribuição dos produtos envolvidos nessa logística.
Agora, com o local definido você poderá traçar as melhores rotas de sua frota para a entrada de material e saída dos mesmos para seus destinatários. Aliás, cabe ressaltar que onde sua empresa estiver instalada seu custo com o frete poderá ser menor. Sendo assim poderá captar mais clientes, simplesmente por otimizar a logística de sua empresa ou franquia.
Compras e recebimento centralizado para otimizar a logística de sua empresa ou franquia
Quando você dispõe de uma estrutura e implanta nela um segmento de controle centralizado, sua logística se torna mais eficiente. Aliás, isso ocorre tanto nas compras quanto nos recebimentos das mercadorias para armazenamento.
Posteriormente, isso afeta positivamente a sua distribuição e entrega. Portanto, instale a sua empresa em ponto estratégico. Assim, com o sistema de compras e recebimento centralizado na sua empresa, com certeza, não correrá o risco de atraso nas entregas aos seus clientes.
Em síntese, antes de qualquer coisa procure estudar as falhas que tenham porventura no seu sistema de logística. Desta forma você terá material para criar artifícios e soluções que irão otimizar a logística de sua empresa ou franquia.