Como memorizar os tópicos de História? 

Memorizar História: confira as dicas

A matéria de história, dividida entre história geral e história do Brasil, está presente em abundância nas provas nacionais.

Porém, muitos alunos encontram dificuldades para memorizar os diferentes fatos históricos, a relação entre esses e as principais datas da história. Ainda, a dificuldade se agrava em provas de concursos militares e de certos vestibulares, como a Fuvest, uma vez que esses são exames extremamente conteudistas e que exigem do estudante uma habilidade de memorização e associação.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te auxiliar no processo de memorização dos principais temas da história.

Memorizar História: Linha Cronológica

Ao estudar a matéria, é importante que você tenha em mente que a história não é composta por fatos isolados, mas sim por eventos que se relacionam entre si. 

Dessa maneira, uma excelente maneira de memorizar os diversos tópicos e temas da história é criando uma linha cronológica mental. Busque associar os diferentes acontecimentos entre si e perceber como a ocorrência de um influenciou o surgimento do outro.

Memorizar História: Associações com o presente

Para memorizar os tópicos da história mais facilmente, é fundamental que você crie algumas associações entre o passado e o presente. Tente identificar as consequências provocadas pelos eventos que ocorreram em um tempo distante. Por exemplo, ao estudar Era Vargas, você pode tentar perceber de que maneira as leis trabalhistas que estão em vigor ainda hoje são um produto da política populista de Getúlio Vargas. 

Memorizar História: Tópicos mais relevantes 

Existem alguns tópicos que são abordados em maior quantidade e outros que são deixados de lado. Dessa maneira, é essencial que você leia o edital da prova que deseja fazer e anote todos os temas que serão cobrados. Assim, durante os seus estudos, você poderá dar um enfoque maior para esses e apenas estudar rapidamente aqueles que não são cobrados

Ainda, busque descobrir quais são os temas mais abordados pelo exame em questão. Por exemplo, se você tem como foco a prova do ENEM, é fundamental que você estude República Oligárquica e Era Vargas.

Memorizar História: Ensine

Uma boa estratégia que pode ser utilizada para memorizar os tópicos da história mais facilmente é procurar ensinar o conteúdo para outra pessoa. Isso porque, ao explicar determinado tema, você conseguirá compreender o mesmo de forma muito mais natural e eficiente. 

Caso você não tenha ninguém disposto a te ouvir, não se preocupe! O importante é colocar a estratégia em prática: assim, fique a vontade para usar bichinhos de pelúcia ou os seus animais de estimação como “alunos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.