Como limpar chapa de lanches: dicas para uma higienização impecável

Como limpar chapa de lanches: dicas para uma higienização impecável

Aprenda todos os detalhes para deixar a chapa limpa e ter lanches saborosos

Para quem prepara lanches na chapa, seja para consumo doméstico, seja para atendimento profissional, manter o equipamento limpo e em condições de uso pode não ser uma tarefa tão fácil. Sendo assim, veja algumas dicas espertas nesta leitura. Dessa forma, aprenderá a como manter a higienização impecável da sua chapa de lanches.

Por que a chapa de lanches acumula tanta sujeira?

Os ingredientes utilizados no preparo de lanches e sanduíches, geralmente possuem gordura animal. Com isso, ao entrar em contato com o calor derrete. Consequentemente, vão acumulando nos cantos e criando verdadeiras crostas pela superfície.

Portanto, com o uso prolongado, juntamente com o vestígio e farelo de outros alimentos, essa sujeira fica cada vez mais difícil de se remover. Com o tempo, deixa a chapa com um aspecto feio e anti-higiênico.

Então, por se tratar de um equipamento de uso alimentício, todo cuidado é pouco. Dessa maneira, realizar uma higiene adequada, detalhada, e correta é essencial para garantir a produção de lanches saudáveis e deliciosos.

chapa de lanches
Como limpar chapa de lanches: dicas para uma higienização impecável. Foto: Canva Pro

Como realizar a limpeza da chapa de lanches?

O ideal é que para deixar a chapa impecável, o processo de limpeza comece antes que ela esfrie. Isso porque, a temperatura alta permite que os resíduos sólidos se desprendam com mais facilidade. Portanto, possibilita uma melhor higienização.

Para isso, raspe toda a superfície com uma espátula própria para manuseio de chapa de lanches. Em seguida, retire toda sujeira sólida que conseguir. Por fim, aguarde a chapa esfriar para iniciar a limpeza.

Logo, para este processo, você precisará de:

  • Detergente neutro;
  • Esponja macia;
  • Pano de algodão.

Portanto, prepare um molho de água e detergente neutro. Assim, aguarde pelo menos 15 minutos para fazer efeito. Em seguida, usando o lado amarelo da esponja, inicie a escovação para remoção da gordura. Agora, com um pano macio úmido, remova todo o sabão, sempre enxaguando e removendo. Por fim, use um pano seco e retire toda umidade da superfície para não enferrujar.

Limpeza profunda para chapas muito sujas

Se sua chapa de lanches apresenta uma camada grossa de sujeira, é hora de realizar uma limpeza mais profunda e abrasiva. Sendo assim, para este procedimento você irá precisar de:

  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Água oxigenada volume 10;
  • 2 panos de algodão;
  • Água morna.

Então, prepare uma pasta com o bicarbonato e a água oxigenada, coloque sobre a superfície, aguarde 15 minutos.

Em seguida, sobre esta pasta acrescente água morna com o detergente neutro, sendo assim, aguarde, também, quinze minutos.

Por fim, remova o líquido com um dos panos. Contudo, se for necessário escove com uma esponja macia, removendo todo o sabão e secando totalmente a superfície.

Dicas para manter sua chapa limpa por mais tempo

Alguns truques vão fazer com que sua chapa de lanches acumule cada vez menos sujeira. Portanto, anote-as para deixar a superfície sempre limpa.

  • Inicialmente, pincele a chapa antes usar. Para isso, use óleo ou azeite para lubrificar. Dessa forma é mais fácil de impedir a fixação da sujeira e gordura queimada na superfície.
  • Após o período de uso, com a chapa ainda quente, remova a sujeira sólida com uma espátula. Aliás, nunca a lave com palhas de aços e esponjas abrasivas. Pois, além de riscar, criará uma superfície irregular que facilitará o acúmulo de sujeira.
  • Evite usar a chapa para descongelar alimentos. Pois, o líquido eliminado neste processo facilita o acúmulo e a fixação de sujeira. Além disso, ainda diminui a vida útil do seu equipamento
  • Então, remova a sujeira e gordura diariamente. Ou seja, não deixe acumular. Por fim, mantenha sua chapa próxima a janelas e portas, ou com uma coifa de parede suspensa. Pois, um ambiente arejado melhora o uso e facilita a limpeza do equipamento.

O que não fazer com a chapa de lanches?

Nunca lave sob água corrente sua chapa de lanches. Mesmo que após desligar e esfriar. Pois, a água pode danificar circuitos internos do motor, com isso gerar um curto-circuito ao ligar novamente colocando em risco toda a rede elétrica.

Após a limpeza, seque-a bem, com um pano macio. Se possível, ligue por alguns minutos. Pois, o acúmulo de água na superfície de aço pode causar ferrugem e contaminar os alimentos preparados.

Dessa forma, ao iniciar o uso, ligue sua chapa e deixe-a aquecer totalmente. Assim, a temperatura alta esterilizará a superfície. Porventura, matando insetos e bactérias que possam pousar no período que esteve desligada.

Logo, com estas dicas ficará muito mais fácil manter sua chapa de lanches limpa por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.