Ser um franqueado de uma marca já consolidada, reconhecida e com sucesso comprovado, pode ser bem mais seguro do que começar um negócio do zero. Contudo, se você não souber gerenciar o pessoal, esse sucesso pode não vir como você espera e isso pode até manchar a reputação da matriz. Pensando nisso, trouxemos algumas informações para que você saiba como lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia. Leia até o final e confira!
Como lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia
Gestão de pessoas é algo complexo. Afinal, em uma equipe, cada indivíduo tem sua própria personalidade, sua maneira de pensar, seus valores, sonhos, aspirações, enfim. Uma infinidade de questões subjetivas e humanas.
Sendo assim, para lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia, é preciso muito jogo de cintura. Trabalhar com pessoas não é uma ciência exata. Entretanto, existem algumas técnicas e regras, no que diz respeito a lidar com sua equipe de trabalho, que você deve seguir se quiser ter sucesso em seu negócio. Dentre elas, podemos destacar:
Mantenha uma boa comunicação
Clareza é tudo, quando falamos de trabalho em equipe. E essa clareza deve ser estendida a todos os integrantes do time. Existem muitas empresas em que somente os líderes, encarregados e gerentes sabem as informações, metas e objetivos do trabalho. Isso é um tremendo equívoco e você deve evitar, se quiser saber como lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia.
Quanto mais claro e preciso for o objetivo a ser alcançado pela equipe, mais fácil será trabalhar para atingi-lo. E com todos sabendo exatamente o que fazer e onde chegar, mais rápido será chegar lá.
Delegar funções
Um grande erro de quem inicia uma franquia, é querer fazer tudo sozinho. Muitas vezes, quando uma empresa está começando, o dono cumpre várias funções por não ter capital para a contratação de pessoal. Depois, a empresa cresce e ele contrata profissionais, mas não consegue confiar em ninguém para executar as tarefas, pois se acostumou a fazer tudo por conta própria e acha que ninguém irá fazer tão bem quanto ele.
Esse é um dos ingredientes principais para o fracasso.
Portanto, se você quer descobrir como lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia, aprenda a confiar nela e delegue funções.
Manter a equipe de trabalho motivada
Motivação nada mais é do que uma razão para fazer o que devemos fazer. Até pouco tempo atrás, achava-se que a única motivação necessária para um profissional era o salário. Isso mudou com o aumento da conscientização dos direitos humanos e da necessidade de se ver os colaboradores sob uma ótica mais humana.
Afinal, as pessoas estão buscando cada vez mais qualidade de vida, ao invés de focar somente na remuneração mais alta. Assim sendo, sua equipe de trabalho deve estar sempre motivada para trabalhar sempre contente e, por consequência, trabalhar mais e melhor.
Um bom líder sabe como motivar o seu time e como proporcionar um ambiente corporativo em que os colaboradores queiram vestir a camisa da empresa, por se sentirem parte dela e não apenas uma força de trabalho, sem rosto e sem alma.
Valorizar as particularidades de cada um
Falando em motivação, é muito importante que cada indivíduo saiba o seu lugar dentro da equipe e se sinta confortável ali. Você, como líder de um time, deve se empenhar para identificar os pontos fortes de cada um, colocá-los para exercer a função que mais combine com seu perfil e que será, portanto, melhor executada pelo profissional.
Existem vários métodos de se conseguir chegar a essa identificação, como os testes vocacionais e de personalidade.
Se a sua equipe de trabalho for grande e você sentir dificuldade em geri-la, existem empresas para as quais você pode terceirizar a gestão do seu pessoal. Isso é algo a ser considerado, pois essas empresas são especializadas em gestão de pessoas e podem trazer diversos benefícios para a sua franquia como, por exemplo:
- Primeiramente, treinamento da equipe;
- Diminuição da alta rotatividade de funcionários;
- Diminuição da sua carga de trabalho;
- Qualificação da mão de obra;
- Mais controle de gastos com gestão da equipe de trabalho, já que você paga um valor fixo para a empresa.
E com certeza existem muitas outras vantagens. É importante estar atento e alinhado com as demais lojas da rede da sua franquia e, caso ache necessário, converse com sua franqueadora para saber a opinião dela sobre a terceirização.
Por fim, agora que você já sabe como lidar com sua equipe de trabalho em uma franquia, é hora de colocar essas dicas em prática!