Como lidar com pensamentos intrusivos no trabalho?

Descubra algumas formas de lidar com esses pensamentos repetitivos.

Conseguir lidar com pensamentos intrusivos no trabalho é a peça-chave para diminuir a ansiedade e o estresse que, muitas vezes, surgem devido às ideias repetitivas. Afinal, o nosso cérebro é capaz de reagir aos nossos pensamentos, gerando bem-estar ou desconforto, e por isso precisamos nos atentar ao que pensamos.

A seguir, portanto, você verá algumas sugestões importantes sobre o assunto para que possa lidar com esses pensamentos de uma maneira mais interessante. Acompanhe:

Como lidar com pensamentos intrusivos no trabalho?

Não existe segredo nunca antes visto… Mas sim, para lidar com pensamentos intrusivos no trabalho é necessário aprender a escutar as próprias ideias, visando compreender melhor as emoções por detrás delas.

Além disso, apenas dessa forma é que você conseguirá refletir se determinado pensamento faz realmente sentido, ou se ele se trata de uma autossabotagem repetitiva.

Praticar esse tipo de autoanálise é peça-chave para lidar com o problema, assim como considerar os fatores abaixo também é importante. Por isso, continue lendo.

1- Mude o foco

Simples assim. Quando perceber que um pensamento intrusivo está novamente invadindo a sua mente, tente mudar o foco imediatamente. Quebre o padrão. Pense em algo que não tenha absolutamente nada a ver com o pensamento que se repete.

Vale, inclusive, se levantar da cadeira que você está e ir olhar pela janela. Caminhe, tome uma água, um café, leia uma manchete. Não importa. Mas sempre quebre o padrão de pensamento mudando o foco, até que essa “invasão” mental perca força, aos poucos.

2- Resolva as pendências – se for algo pendente

Outra forma importante e interessante de lidar com pensamentos intrusivos no trabalho é justamente resolver a pendência envolvida com o pensamento. Vamos supor que você fica repetindo, em sua mente, o fato de que está atrasado para algo: que tal resolver isso de uma vez por todas, concluindo o trabalho pendente?

Ou então, você sabe que cometeu um erro e ele fica invadindo a sua mente o tempo todo. Que tal conversar com outra pessoa sobre esse erro, pedir desculpas, se perdoar e seguir em frente? Afinal, todo mundo erra, não é mesmo?

3- Reinterprete os pensamentos intrusivos

Crie novas forças de compreender e interpretar os seus pensamentos. Se por exemplo você fica pensando que não conseguirá terminar determinado serviço, que tal propor uma nova perspectiva?

Pense que você só não conseguirá se não se planejar e, simplesmente, comece a planejar metas e passos para conseguir chegar lá.

Mude a sua forma de enxergar a situação e crie novos significados para ela. Isso faz toda a diferença no fim.

4- Escreva ou converse sobre a situação

Escrever sobre o pensamento repetitivo ou simplesmente conversar sobre ele pode ajudar. Afinal, para lidar com pensamentos intrusivos no trabalho é preciso reconhecer que eles carregam muitas emoções não resolvidas, e que quando falamos e expressamos essas emoções, elas tendem a encontrar um escape mais saudável.

Ou seja, são “gastas” e vividas pelas palavras, esgotando-se. Considere isso na hora de restaurar os seus pensamentos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.