Abrir uma empresa de empréstimo envolve trabalhar como correspondente bancário de diversas instituições financeiras e, assim, oferecer ao cliente uma variedade de opções para empréstimos. Por isso que hoje, nós vamos indicar como iniciar uma empresa de empréstimos.
O mercado de empréstimos está em crescimento acelerado e, normalmente, não sofre influência da sazonalidade. Quando o assunto é empréstimo consignado, o mercado é ainda melhor, pois existe garantia de pagamento com o desconto em folha, o que faz com que a inadimplência seja mínima.
Como iniciar uma empresa de empréstimos?
Para iniciar com uma empresa de empréstimos, sugerimos uma sequência de passos para que você obtenha sucesso.
1º Passo: Obtenha a certificação profissional de correspondente bancário
Se você quiser abrir qualquer empresa voltada para crédito, é preciso que tenha a certificação profissional de correspondente bancário. Você pode adquirir esta certificação realizando o Exame Nacional Técnico em qualquer instituição que seja reconhecida pelo Banco Central. Você deve entrar em contato com a ANEPS ou a FEBRABAN e realizar o exame de maneira virtual ou presencial.
Mas, atenção: Todos os seus colaboradores precisam ter também a certificação.
2º Passo: Decida se você irá abrir o negócio sozinho ou se vai se utilizar de uma franquia
O futuro de sua empresa vai depender dessa decisão. Você pode optar por uma franquia e, assim, fazer parte de uma rede já presente no mercado e ter o suporte necessário para a gestão do negócio, tendo a possibilidade de maximizar os lucros.
Mas, você pode decidir por iniciar a empresa do zero e, assim, fazer a sua própria marca, desenvolver os processos que envolvem a comercialização dos empréstimos e a gestão da empresa. Neste caso, é preciso tornar a sua empresa conhecida e repassar credibilidade para o cliente, pois o seu negócio estará trabalhando com dados pessoais dos clientes, bem como, muitas vezes, trabalhará com grandes quantias em dinheiro.
Se você decidir empreender sozinho, terá que fazer os processos de cada banco escolhido para se tornar correspondente. E, dessa forma, montar o seu próprio portfólio de produtos, de acordo com as opções oferecidas em cada banco que você representa como correspondente bancário.
Agora, se você investir em uma franquia, o catálogo dos produtos já está pronto. Assim, será disponibilizado pela franqueadora, o que possibilita iniciar a trabalhar logo após a inauguração.
Avalie os prós e os contras de cada uma das opções e tome a sua decisão.
3º Passo: Faça o seu próprio Plano de Negócio
Qualquer que seja o empreendimento a ser aberto, é preciso fazer o Plano de Negócios, que irá direcionar as suas ações para funcionamento da empresa. Assim, estabeleça as operações e os processos da marca, faça prospecções para a rentabilidade do negócio a pequeno, médio e longo prazo e avalie o mercado em que irá atuar.
Se a sua opção for por uma franquia, o Plano de Negócio já estará feito pela franqueadora, com base nos conhecimentos dos negócios e na experiência dos outros franqueados.
4º Passo: Realize a escolha do local de funcionamento de sua empresa
A escolha do local de funcionamento influenciará de forma definitiva o sucesso de sua empresa. A regra é: esteja onde seu público-alvo está. Opte por locais de grande circulação de pessoas e que seja próximo de outras lojas comerciais de sua cidade.
Além disso, não esqueça: avalie os locais que façam sentido você estar e onde tenha visibilidade para as pessoas que tenham interesse pelos serviços oferecidos pela sua marca.
O local para implantar a sua empresa precisa ser confortável e proporcionar aconchego aos clientes, uma vez que o público que chega até a sua empresa já vem com muitos problemas na cabeça e espera que você aponte soluções para eles.
5º Passo: Tenha uma equipe de colaboradores de valor
Quando falamos em equipe de colaboradores de valor, estamos querendo afirmar que as pessoas que trabalham com você tenham motivação e gostem daquilo que fazem.
Seus colaboradores precisam entender que as pessoas que vão até a empresa, estão com muitas preocupações financeiras e, dessa forma, devem procurar atender com maior presteza e apontar alternativas para solucionar os problemas financeiros dos clientes.
6º Passo: Invista em um bom Plano de Marketing
O plano de Marketing tem a intenção de atrair e fidelizar os clientes. Além disso, é preciso divulgar a empresa em todos os locais possíveis para atender os objetivos da empresa.
Por fim, use o conhecimento adquirido aqui hoje para impulsionar seu negócio e se destacar no mercado! Boa sorte e muito sucesso ao iniciar neste caminho!