Ingresso no IFBA: como funciona?
O IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, é uma instituição de caráter público que foi criada no ano de 2008. O instituiu possui como prioridade oferecer ensino gratuito e de qualidade em seus 113 locais onde se encontra presente em todo o território do estado da Bahia.
Por causa do grande número de oportunidades oferecidas pelo instituto, não é de se surpreender que a instituição seja a meta de muitos estudantes brasileiros.
Ficou interessado em saber mais sobre o processo seletivo do IFBA? Então o artigo de hoje é para você! Continue lendo para descobrir mais informações sobre as formas de ingresso na instituição.
IFBA: como ingressar na instituição?
Para ingressar em um curso de nível superior no IFBA, o candidato precisará fazer a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que a instituição realiza a seleção de seus futuros alunos exclusivamente pelos resultados obtidos nessa prova e através do SISU, Sistema de Seleção Unificada.
Assim, o candidato precisa se inscrever no ENEM e fazer a prova. Em seguida, ele deverá entrar na plataforma do SISU e escolher o IFBA como sua instituição de preferência.
IFBA: distribuição de vagas
As vagas oferecidas pelo IFBA são distribuídas para os candidatos que participam como ampla concorrência e para aqueles que disputam as vagas reservadas pela instituição para os candidatos em outras situações. O IFBA reserva, por exemplo, 50% de suas vagas para os candidatos que se autodeclaram afrodescendentes, indígenas e descendentes.
IFBA: outras opções de ingresso
Para os cursos oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), existe um vestibular específico organizado pelo programa UAB, Universidade Aberta do Brasil, que articula órgãos do Governo Federal com instituições que oferecem esse tipo de modalidade de ensino.
IFBA: mais informações
Você pode conferir mais informações sobre as formas de ingresso no IFBA diretamente no site do instituto. Acesse: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2020/estude-no-ifba/ingresse-no-ifba