Com a transformação do mercado para uma economia digital na última década, é cada vez mais frequente que os empreendedores separem o termo de suas pesquisas. Por isso que a cozinha inteligente ou a Cozinha 4.0 se torna uma excelente opção no ramo de alimentação. Assim, hoje, explicaremos direitinho como implantar a cozinha 4.0 na sua franquia de alimentação.
Se você ainda não tem, saiba que o assunto não é um bicho de 7 cabeças. Por fim, estamos falando de algo que muitos negócios já passaram, e que provavelmente você já passou em algum estabelecimento.
Assim, a implementação de tecnologia em cozinhas de restaurantes visa melhorar a produção, reduzindo ou mesmo eliminando o desperdício.
O movimento Cozinha 4.0 é aquele no qual as empresas estão tentando integrar processos tecnológicos em suas rotinas diárias de trabalho e já conseguiram fazê-lo.
Além disso, o próprio termo “cozinhas inteligentes” pode ser usado para descrever a cozinha moderna como um avanço sobre a culinária tradicional, incorporando novos métodos, equipamentos e, o mais importante, uma cultura de como apresentar os alimentos.
O conceito por trás deste novo sistema, é usar a tecnologia para avançar. A maneira como as solicitações são pensadas e tratadas auxiliará o serviço a evoluir. Mas, o mais importante, melhorar como um restaurante gerencia suas despesas, reduzindo os custos de mão de obra ou até mesmo os custos estruturais.
Estima-se que até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir os custos de manutenção de equipamentos em 10% a 40%. Dessa forma, reduzir o consumo de energia em 10% a 20% e aumentar a produtividade da mão de obra em 10% a 25%.
Mas hoje, o processo de digitalização das cozinhas avança lentamente. Normalmente, novos negócios estão começando a atualizar seus métodos de produção, enquanto os mais estabelecidos optam por fazer um teste de mercado maior antes de fazer investimentos.
O número de estabelecimentos operando dentro desse sistema automatizado, digitalizado, e a busca pela máxima eficiência é atualmente imensurável. Dentro da franchising e do mercado em geral, a cozinha 4.0 normalmente se manifesta por meio do delivery, o qual é o principal beneficiário do distanciamento social causado pela pandemia.
As duas principais variações dessa estratégia no mercado de franquias, a começar pelo delivery, são as dark kitchens e os restaurantes take away. Isso significa que em um cenário onde é possível comprar livros, roupas, sapatos, produtos de limpeza e até mesmo itens de supermercados online e à distância, a tecnologia não ficaria de fora de um mercado tão grande quanto o da indústria alimentícia.
Do ponto de vista operacional, podemos dividir a cozinha 4.0 em duas fases: serviço e produção do produto propriamente dito. Em termos de cuidados, tem-se a opção de totais de cuidados, que substituem a procura de cuidadores humanos ou o uso direto do aplicativo que adiantam o pedido.
O que está acontecendo, é que a produção da cozinha 4.0 faz um investimento significativo em inteligência artificial e automação para agilizar o dia a dia da sociedade com novas ferramentas e maquinários que reduzem ou potencializam o comportamento dos consumidores.
Apesar de ser um conceito relativamente novo, e cozinha 4.0 seja um subconjunto de outra frase relacionada, franquia 4.0.
Em um sentido mais amplo, ambas as iniciativas apenas formalizam uma realidade que vem sendo observada nos últimos anos no mercado de franquias: redes que buscam crescimento exponencial em suas operações através da utilização de tudo o que a era digital tem a oferecer. Ou seja, inclui, ferramentas de gestão, treinamentos EAD e, principalmente, a otimização de seus processos sem abdicar da qualidade.
Se estamos falando de automação de processos, por exemplo, mudar como os processos manuais são realizados para serem feitos de forma automática, torna-se uma das melhores formas de reduzir custos e tempo na sua área.
Isso significa que, se o resultado não justificar o investimento, não há dezenas de panelas empilhadas na sua cozinha que lhe trarão o dinheiro necessário para manter o negócio a funcionar eficazmente. A cozinha 4.0 deve atender às suas necessidades como empresário!
Com isso em mente, você pode avaliar a viabilidade dessa implantação. Se valer a pena, considere como isso será dimensionado em sua rede de franquias. Dessa forma pode garantir de maneira personalizada que irá funcionar para você.
Deve avaliar todas as questões durante este processo de modernização.