Como identificar e o que fazer em um ambiente de trabalho tóxico - Notícias Concursos

Como identificar e o que fazer em um ambiente de trabalho tóxico

Gestores empresariais devem ficar atento aos sinais

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele em que o profissional e os outros colaboradores da empresa são afetados negativamente em inúmeros aspectos. A princípio, ele pode ocasionar problemas de saúde e pessoais a todos os envolvidos na organização, portanto é preciso ficar de olho e saber o que fazer nessas horas.

O trabalhador acaba sofrendo fora do ambiente corporativo. Sua qualidade de vida é afetada, há problemas relacionados a seu comportamento e à sua saúde mental. Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM), apontou que 3 a cada 10 trabalhadores ficam irritados em casa por conta de sua profissão.

Todavia, o profissional dedica boa parte de seu dia em sua atividade laboral. Desse modo, se o ambiente for tóxico, ele estará exposto a essa situação durante boa parte de seu tempo. Por essa razão, grande parte das organizações tóxicas acaba tendo entre seus colaboradores pessoas improdutivas e desmotivadas.

As empresas então acabam percebendo inúmeros problemas relacionados a seu quadro de funcionários, como o aumento no número de afastamentos médicos, aumento da rotatividade de profissionais, trabalho em equipe improdutivo, etc. Felizmente é possível transformar o ambiente corporativo através de algumas ações.

Ambiente de trabalho tóxico

Em um ambiente de trabalho tóxico é possível encontrar em seus colaboradores algumas ações, características e atitudes desnecessárias. Dessa maneira, é possível transformar o espaço em um local harmonioso, que possa oferecer oportunidades de crescimento aos funcionários, trabalho em equipe e motivação.

Ademais, em uma organização com problemas, é comum encontrar ações, comportamentos, regras e rotinas empresariais que podem comprometer a qualidade de vida e o bem estar de todos os envolvidos. O desempenho dos funcionários acaba comprometido, além de suas relações pessoais.

É preciso observar que um ambiente tóxico acaba por aumentar o nível de estresse de seus colaboradores, afetando a sua saúde física, mental e emocional. Um espaço negativo, com estes problemas apontados, acaba por comprometer a rotina e a vida pessoal de cada pessoa contratada pela organização.

Entre outros efeitos de um ambiente de trabalho tóxico, podemos destacar a dificuldade na relação entre empregado e empregador, aumento dos acidentes de trabalho, imagem da empresa comprometida, redução na produtividade, perda da qualidade de serviços e produtos, atendimento a clientes comprometidos, etc.

Sinais de um ambiente de trabalho tóxico

Em síntese, os gestores de uma empresa devem observar alguns sinais que possam indicar que seu ambiente de trabalho é tóxico. Ele deve ficar alerta quando há um baixo engajamento de seus colaboradores, desentendimentos constantes no dia a dia, problemas graves de relacionamentos, líderes pouco influentes.

Além disso, é necessário observar se há jogos de poder e benefícios entre os setores da companhia, crescimento no número de ausências, afastamentos por motivos médicos, e alta rotatividade de funcionários. Portanto, ao gerir uma empresa, é preciso observar os sinais e agir para contribuir para um ambiente mais positivo.

Para que a organização cresça, se desenvolva e fique competitiva no mercado, ela deve proporcionar um ambiente de trabalho onde há uma confiança mútua, comunicação eficiente e relacionamentos entre os colaboradores de qualidade. Os líderes não podem ser omissos, devem influenciar positivamente a todos.

O que evitar para que sua empresa não se torne tóxica

É possível fazer com que sua empresa não se torne um ambiente tóxico para seus funcionários. Deve-se aprimorar e incentivar a comunicação interna, realizando reuniões, utilizando boas ferramentas de comunicabilidade, fomentar a interação entre os setores e proporcionar um espaço de troca de experiências.

Analogamente, é interessante ao empregador, levar em consideração o bem-estar de todos os envolvidos na organização. Para tal, deve-se estimular a saúde física e mental dos colaboradores, dentro e fora da organização. O gestor também deve respeitar o horário e a rotina dos funcionários.

O gestor também deve aprender a ouvir seus colaboradores, obtendo um feedback sobre quaisquer problemas relacionados a sua rotina corporativa. Dessa maneira, é possível apontar pontos positivos e negativos da organização. O empregador acaba por conhecer melhores profissionais e até mesmo sua empresa.

Aliás, também é indicado que os gestores reconheçam os esforços de todos os seus funcionários. Eles devem estimular sua produtividade e eficiência. É preciso que todos os colaboradores saibam de sua importância dentro da organização. Eles devem ser valorizados e motivados constantemente.

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