Para gerenciar o comportamento dos colaboradores é necessário ter um olhar mais humanizado. Isso porque os comportamentos precisam ser trabalhados de forma natural, e não com o intuito de “robotizar” a equipe.
Em outras palavras, apenas chamar a atenção de forma vaga, “proibindo algo”, pode ser ruim – pois nem todo mundo interpreta da mesma maneira.
Sendo assim, neste texto nós apresentamos algumas dicas que podem servir de ponto de partida para esse gerenciamento de equipe. Veja a seguir.
Existem diversas ações que podem ser postas em prática para gerenciar o comportamento dos colaboradores. Essas ações devem se basear, acima de tudo, na empatia e na escuta ativa, pois é por meio delas que você conseguirá compreender o colaborador e encontrar um caminho mais promissor para lidar com ele.
Abaixo esclarecemos isso:
Antes de qualquer coisa, deixar claro quais são os códigos e regras de conduta da empresa é o ponto-chave para evitar conflitos mais tarde. Afinal, como é possível cobrar algo de um colaborador se, na prática, você sequer apontou que tal conduta não era inadequada?
É claro que não estamos falando de coisas grotescas… Mas sim, de comportamentos comuns, mas inadequados para o ambiente de trabalho. Como por exemplo, uma forma de se vestir incoerente.
Portanto, apresente o código de conduta para os seus colaboradores e discuta democraticamente os pontos ali levantados.
Os feedbacks também pode ajudar na hora de gerenciar o comportamento dos colaboradores.
Vamos supor que você percebeu que um colaborador X apresentou um comportamento inadequado em uma reunião. Ao invés de “chamar a atenção” dele na frente de todos, anote essa informação para trazê-la à tona quando vocês estiverem sozinhos.
E uma melhor forma de de fazer isso é criando a cultura do feedback semanal, quinzenal, etc. Assim você sempre terá esse momento para conversar sobre pontos fortes e fracos que foram observados.
Converse francamente com o seu colaborador quando houver uma crise comportamental muito intensa. Por exemplo, se ele “explodir” sendo agressivo (verbalmente) com outro colega, chame-o em seguida para uma conversa franca.
É claro que nessa conversa você não vai “xingar” o colaborador, mas sim, dar um feedback de forma profissional e consistente. Além disso, espere o sujeito se acalmar antes de despejar uma série de “críticas” sobre ele. Afinal, ainda estamos falando de um ser humano, passível de falhas – e acertos!
Para gerenciar o comportamento dos colaboradores você jamais deve apontar o dedo. Ou seja, não adianta ficar chamando a atenção na frente dos outros ou apenas confrontando a pessoa.
Mas sim, como um bom gestor você precisa apresentar soluções, suporte, escuta, acolhimento, etc. Tudo isso servirá de base para que seja possível criar uma atmosfera de mudança mais positiva.