Como fortalecer a ética em sua empresa ou franquia? - Notícias Concursos

Como fortalecer a ética em sua empresa ou franquia?

Hoje ensinaremos você a fortalecer a ética dentro da sua empresa ou franquia

Fazemos parte de uma sociedade em que grandes corporações estão envolvidas em escândalos de corrupção, trabalho escravo e denúncias de abuso moral e sexual. Tudo tem potencial para semear dúvidas, por isso a dedicação à ética no trabalho é tão valorizada. Portanto, nesta matéria do Notícias Concursos, apontaremos atitudes que podem fortalecer a ética em sua empresa ou franquia.

Atualmente, os consumidores, mais conhecidos como “clientes 4.0”, estão cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos. Isso sugere que, no caso de um lapso ético, a opinião pública pode ser igualmente favorável ou desfavorável à sua empresa, ou conduta profissional. Portanto, a criação de uma cultura de trabalho ético é extremamente necessária.

Como fortalecer a ética em sua empresa ou franquia?

Quando as empresas não correspondem com a ética no local de trabalho, eles arriscam perder clientes e funcionários, bem como enfrentar repercussões legais. Portanto, confira algumas atitudes para garantir que não falte ética no seu negócio.

Respeito e silêncio são essenciais

Compartilhar informações é essencial numa empresa. No entanto, é fundamental garantir o seu sigilo e elaborar um código de ética profissional, com amparo legal para evitar que a empresa sofra qualquer prejuízo.

É especialmente crucial garantir a confidencialidade quando as informações obtidas estão relacionadas a, especialmente, uma investigação interna. Se estas informações forem roubadas, poderão comprometer a reputação da pessoa investigada, que realiza a denúncia, e da própria empresa pelo risco de alteração de provas e, na pior das hipóteses, pelo risco de intimidação de testemunhas.

Reconhecer as pessoas

Apenas o feedback é uma maneira de mostrar apreço por aqueles que contribuem para o sucesso do seu negócio e isso também está ligado à ética no local de trabalho.

Além disso, é válido salientar que não causa uma boa impressão trabalhar com pessoas promovidas por questões de familiaridade, favoritismo ou até mesmo laços familiares.

Aprenda a fazer críticas úteis

Ao dar feedback construtivo, é importante fazê-lo de forma clara, empática e respeitosa. Lembre-se de que comentários e ações baseadas no viés ofensivo, pode ser potencialmente criminoso.

Muitos profissionais, incluindo aqueles em altos cargos, foram demitidos por fazerem comentários discriminatórios tanto no local e trabalho como em outro lugar. Assim, manter a ética na empresa ou franquia tem a intenção de fornecer críticas construtivas e respeitosas e não tolerar comportamentos que violem o princípio da ética no trabalho. Afinal, como os funcionários tratam as questões éticas se reflete no silêncio da liderança.

Honre uma cultura moral

Algo tão crucial, como ética no local de trabalho, não pode ser tratado de maneira simples. Como tal, a liderança corporativa precisa dar um bom exemplo. Ela precisa fazer parte da cultura corporativa.

Isso significa não discriminar os profissionais com base em sua raça, etnia, gênero ou orientação sexual e remunerar os trabalhadores regularmente, oferecendo salário justo e criando oportunidades especificamente para esses grupos.

Dê valor ao trabalho em equipe

O funcionário precisa se sentir valorizado numa organização, assim, amplia o leque de perspectivas e garante que as estratégias adotadas cheguem a mais pessoas e sejam mais bem-sucedidas.

Assim, além de garantir a diversidade na organização.

A ênfase no trabalho em equipe serve para garantir que esses valores se refletem em maior respeito, empatia, cooperação e produtividade no cumprimento das exigências do trabalho, bem como, em uma abordagem mais modesta das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

É especialmente crucial nos dias atuais, em que muitas empresas não têm escolha a não ser abrir uma loja em casa, o que pode ter levado a um maior isolamento e individualismo no trabalho.

Estabeleça a confiança entre os colaboradores

Você já deve saber que a confiança é crucial para estabelecer uma cultura de ética no local de trabalho e evitar uma corporativa manchada. O respeito pela privacidade pessoal também é crucial para promover um ambiente de trabalho tóxico.

Mas é preciso deixar claro que, confiar em seus funcionários não significa negligenciar as investigações de conformidade e tolerância ou ignorar situações antiéticas porque você acredita no comportamento deles. Ao contrário, em vez disso, contratar pessoas eticamente sólidas em primeiro lugar.

Negligenciar esses aspectos da ética no trabalho pode levar relações tensas na empresa, queda na confiança e lealdade do consumidor e até mesmo questões legais, como multas e fechamento do negócio.

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