Aliada à captação de novos usuários de serviços, é preciso que a franquia fidelize os seus clientes habituais. A boa notícia, é que é possível conquistar um público maior usando diversas ferramentas virtuais. Por isso que hoje, nós vamos te ensinar como fidelizar clientes de sua franquia usando recursos online.
O que é preciso para aprender como fidelizar clientes?
Existem diferentes formas de ter um público fiel ao seu negócio utilizando recursos online. Assim, é isso que vamos te apresentar na sequência, por isso, confira as principais maneiras.
Apresente as redes sociais em que sua franquia está presente
Afixe em vários locais de sua franquia, as principais redes sociais em que ela está presente.
Para tanto, ofereça a rede de wi-fi e a senha de acesso para todos os clientes que estão na sua unidade franqueada. Em seguida, coloque em vários lugares visíveis as redes sociais em que os clientes podem acessar a empresa e se tornarem seguidores.
Exponha claramente todos os serviços e produtos oferecidos pela unidade franqueada
Com esta ação, os clientes irão até a sua empresa ou vão solicitar os produtos e serviços de forma delivery, já que estarão sabendo exatamente o que querem consumir. Se o seu produto ou serviço for bom, o cliente sabe onde encontrar aquilo que ele deseja.
Por outro lado, sabe-se que como unidade franqueada, você precisa seguir os processos de produção da franqueadora. Por isso, é fundamental que você escolha uma franquia que ofereça produtos de qualidade.
Como exemplo disso, temos o cliente que está com vontade de comer um macarrão à carbonara e, então, já sabe que a sua unidade franqueada tem o melhor macarrão da cidade. Assim, ele com certeza vai solicitar o seu produto utilizando os recursos online disponíveis para isso.
Personalize seus produtos ou serviços
Ofereça aos seus clientes exatamente aquilo que eles esperam que seja apresentado, uma vez que precisam estar com as suas necessidades atendidas.
Veja se você oferece limpeza de sofás e colchões prometendo tirar todas as manchas e sujeiras. Afinal. nada justifica você terminar o serviço e dizer que algumas manchas não saíram. Isso é negativo para a sua franquia.
Ofereça o serviço de apresentação de novidades em produtos ou serviços através de e-mail
A partir do cadastro dos seus clientes, você tem condições de encaminhar produtos ou serviços que são novidade na unidade franqueadora, além de promoções exclusivas para o público.
Mas, não esqueça: peça permissão para fazer isso, pois a caixa de e-mails não pode ser bombardeada com conteúdos que não são de interesse do cliente.
Outra situação muito interessante, é a de encaminhar e-mails aos clientes dando parabéns pelo seu aniversário, junto de uma promoção comemorando a passagem do dia. Isso significa que a empresa se lembrou da pessoa e que gosta de dar mimos para quem consome a marca.
Tenha transparência na oferta de produtos ou serviços
Nenhum cliente gosta de ser enganado. Sabendo disso, sempre ao oferecer alguma promoção, oferta ou combo de serviços em suas redes sociais, mantenha qualquer promessa até o final.
Para ilustrar, é como se você oferecesse um combo de fast-food incluindo bombons, mas acabasse entregando o pedido sem os doces, justificando que terminou. Ao oferecer o combo, certifique-se que você terá condições de garantir exatamente o que você prometeu.
Solicite um feedback dos produtos ou serviços comercializados
Normalmente as opiniões dos clientes tendem a ser mais sutis nas redes sociais. Mesmo assim, aceite as críticas e responda todas as avaliações, nem que para isso você precise ler reclamações e buscar a melhoria dos produtos ou serviços oferecidos, bem como justificar alguma divergência.
Mantenha seus clientes utilizando programas de fidelidade
Você precisa criar estratégias para que o seu cliente retorne a adquirir os seus produtos ou serviços. Nesse sentido, os programas de fidelidade são ideais para isso. Assim, entre os possíveis programas de fidelidade, pode ser proposto que você:
- Ofereça descontos pela repetição da compra
- Crie um programa de pontos, que podem ser trocados por prêmios
Mas, além disso, não esqueça de divulgar nas redes sociais da unidade franqueada.
Realize investimentos em tecnologia
Sabe-se que os clientes atualmente procuram atendimento rápido e tecnológico. Por isso, utilize a tecnologia a seu favor: nos processos internos, na redução de custos e principalmente, na qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Por fim, é totalmente possível fidelizar todos os seus clientes da unidade franqueada usando recursos online, mas, para tal, é importante saber utilizar a tecnologia a seu favor para que, só assim, a sua franquia realmente cresça.