Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguem ter acesso a vários serviços previdenciários através de um sistema. Essa plataforma pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Para alguns casos faz-se necessário o uso de senha, em outros, basta conectar a internet.
Meu INSS
Essa plataforma foi criada pelo INSS para ser utilizada como ferramenta pelos segurados da Instituição. Com ela, é possível ter acesso a vários serviços e informações sobre os benefícios da Previdência Social.
Alguns serviços e informações são restritos ao uso de senha, outros, podem ser acessados livremente. Confira no decorrer do artigo.
Serviços de livre acesso
- Agendamento de perícia;
- Emitir o guia de pagamento;
- Comunicação de acidente de trabalho;
- Calendário de pagamento;
- Encontrar uma agência e verificar a autenticidade de documentos.
Serviços que devem ser acessados com senha
- Resultado da perícia médica;
- Simular o tempo de contribuição;
- Solicitar uma cópia do processo administrativo;
- Alteração dos dados cadastrais ou acessar o extrato previdenciário.
Confira como fazer o cadastro no Meu INSS
Incialmente, é necessário concluir 4 etapas:
- Dados pessoais;
- Validar Dados;
- Habilitar Cadastro;
- Cadastrar Senha.
Na sequência, é necessário preencher um formulário com as seguintes informações:
- CPF;
- Nome completo;
- Telefone celular para receber o SMS;
- E-mail.
Após essa ação, deve-se validar alguns dados, como:
- Nome da mãe;
- Dia e mês;
- Dados sobre a sua vida laboral.
Vale ressaltar que para cada etapa de identificação, é necessário que a documentação solicitada esteja em mãos, para não haver equívocos e incompatibilidade ao acessar a plataforma.
Em seguida, basta habilitar o cadastro. Para isso, é necessário ter acesso a mensagem que o sistema mandará pelo e-mail ou por SMS, conforme o dado de contado inserido na primeira etapa, e fazer a confirmação do pedido. Por fim, crie uma senha de acesso. Feito isto, o cadastro no “Meu INSS” estará pronto.