Você já parou para pensar em quantas vezes você tem contato com água durante o dia? Seja para beber ou para as ações rotineiras, a água está sempre presente em tudo (ou quase tudo) que fazemos. Na maioria das casas brasileiras, a água usada nas residências ficam armazenadas em caixas d’águas. Ter esse item limpo é de extrema importância para manter a qualidade da água que usamos e para, assim, garantir que a nossa saúde fique estável. Mas você sabe quais os cuidados básicos você deve ter com a caixa d’água? Vamos te ensinar, aqui no Dicas Incríveis, como fazer limpeza da caixa d’água.
Por que manter a caixa d’ água limpa?
Após um tempo de utilização, toda caixa d’água sofre com acúmulos de resíduos que chegam pela tubulação. Caso o equipamento não seja higienizado com regularidade, esses resíduos ficam, então, misturados junto à água ou concentrados no fundo do reservatório.
Esse processo potencializa a criação de bactérias prejudiciais à saúde. Em contato com o nosso corpo, podem causar diarreia, dor de cabeça, febre, mal estar, vômitos e entre outros.
A falta de limpeza na área pode gerar, ainda, entupimentos nos encanamentos da residência.
Reservatórios sem tampa ou com a cobertura inadequada podem, então, possibilitar a entrada de diversos bichos. A geração de criadouros do mosquito Aedes Aegypti é, também, um outro fator de risco.
Por isso, é muito importante fazer a limpeza das caixas d’água regularmente. O indicado é que a higienização seja feita a cada 6 meses.
Teste a qualidade da água
Não lembra qual foi a última vez que limpou sua caixa d’água? Uma opção para saber se já está na hora de higienizar o equipamento é fazer testes com a água armazenada. Encha, então, um copo transparente com o líquido e examine olhando contra a luz. Se a água apresentar qualquer tipo de coloração, é porque está na hora de higienizar.
Verificar a condição externa da caixa d’água também é uma opção. Se o item apresentar sujeira, significa que há muito tempo que a caixa não é limpa.
Você pode, ainda, movimentar a água da caixa e observar se algum sedimento vai se desprender do fundo. Tendo resíduos, você deve limpar o reservatório imediatamente.
Outra dica importante é a substituição da caixa de amianto pelas feitas de plástico. O modelo mais antigo já é proibido. Caso você ainda tenha, faça a troca imediatamente para assegurar, então, a sua saúde e a saúde da sua família.
Como fazer limpeza da caixa d’água
Fazer a higienização da caixa d’água não é uma atividade complexa, mas muitas vezes passa despercebida. Assim como os demais itens de cuidados com o lar, a caixa d’água precisa de algumas atenções no momento da limpeza. Aprenda, agora, o passo a passo de como fazer a limpeza da caixa d’água.
Separe os materiais
Você precisará de itens como balde, panos, água sanitária e escova em bom estado de conservação. E não se esqueça das luvas: ela fará a proteção da sua mão. Com os materiais em mãos, fica muito mais fácil começar a sua limpeza.
Bloqueie o fornecimento e esvazie a caixa
Feche o fornecimento da água no registro ou prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.
Utilize a água que ainda estiver na caixa ao longo do dia. A limpeza deverá começar quando o armazenamento estiver em apenas um palmo de água. Tape a distribuição da água para os encanamentos da casa.
Comece a limpeza
Jogue água sanitária no local e esfregue com a escova até toda a sujeira sair. Apenas o uso da água sanitária é o suficiente.
Após, enxague e tire todo o conteúdo com o balde. Seque as superfícies com um pano até ficar totalmente limpo.
Encha o reservatório
Encha o reservatório com água. Coloque dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Aguarde 2 horas para fazer a desinfecção completa. Durante este período, não utilize a água.
Após, deixe que a água desça pelo encanamento. Porém, só a utilize nas descargas e na faxina da residência.
Pronto para usar
Depois de concluir esse processo, a sua caixa d’água estará em condições ideais para o uso. É muito importante que o reservatório seja fechado de forma adequada, sem nenhuma fresta que possibilite a entrada de poeira, sedimentos e bichinhos.
Agora que você viu como fazer limpeza da caixa d’água, não deixe de realizar o procedimento, tornando, então, a ação em uma rotina no cuidado do lar. Aproveite as dicas.