Lavoisier estava certo: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Por isso, hoje, vamos ensinar como fazer adubo caseiro para utilizar na horta. Afinal, as plantas requerem adubação e rega para ficarem bonitas e, principalmente, para servirem de alimentação para toda a família.
Produzir o próprio adubo orgânico, além de possuir as mesmas características dos adubos industrializados, contribui para a diminuição de lixo produzido na casa, já que eles são totalmente orgânicos. Além disso, sua produção pode funcionar como uma terapia para quem gosta de plantas.
A maioria dos alimentos in natura consumidos, que vai para o lixo todos os dias, pode servir para produzir adubo orgânico. Entretanto, são inúmeras as “receitas” para fazer esse composto em casa, sendo que pode ser usado de diferentes maneiras.
Como no caso da adubação “laminar”, que é usada em vasos. Nela é colocada uma camada de adubo orgânico ao redor da planta, que forma uma lâmina, sendo absorvida aos poucos, em cada rega.
Como fazer adubo orgânico caseiro para fazer adubação “laminar”?
Este adubo pode ser feito usando restos de alimentos. Dessa forma, junte os restos de alimentos em um recipiente e deixe em local com corrente de ar e bastante iluminação direta.
Após acumular uma boa quantidade de restos, prepare o adubo. Para isso, você precisa:
- Colocar no liquidificador os restos guardados, numa quantidade que não force muito o liquidificador. Logo após, bata bem. Se for preciso, você pode adicionar um pouco de água, para triturar os restos. Mas saiba: quanto menos água, melhor!
- Coloque a mistura imediatamente nos vasos de plantas e não guarde o que sobrar.
- Regue as plantas em seguida.
Você pode usar esse adubo orgânico a cada 2 ou 3 meses.
Como fazer adubo orgânico caseiro para usar em horta e jardim?
Você pode usar a mesma maneira da preparação do adubo “laminar”.
Mas, tome cuidado e NÃO junte aos restos de alimentos:
- Alimentos processados e cozidos com sal e óleo, pois podem atrair insetos além de causar mau cheiro.
- Borra de café, pois é muito ácida para o solo.
Você pode acrescentar aos restos de alimentos cascas de ovos e canela, pois neutralizam a acidez do solo e dejetos de animais. A canela em pó evita que surjam fungos na planta e, além disso, acelera o enraizamento.
O recomendado é que se compre os dejetos de animais em casas especializadas e que seja misturado ao adubo orgânico caseiro.
O que é possível acrescentar junto aos restos de alimentos in natura, para incrementar o adubo caseiro?
Você pode usar:
- Casca de banana, pois é rica em potássio e ajuda na absorção da água pelas plantas;
- Cascas de ovos, já que são ricas em cálcio, nitrogênio e ácido fólico;
- Borra de café, que é grande fonte de nitrogênio, fósforo e potássio;
- Grama, pois é bastante rica em nitrogênio;
- Cinzas de madeira, afinal, são ricas em carbonato de cálcio e potássio, ajudando a equilibrar o pH alcalino do adubo orgânico;
- Água de aquário, pois os excrementos de peixe são ricos em nitrogênio;
- Cascas e água de alimentos cozidos, já que possuem nutrientes que servem para as plantas de vaso. Use para regá-las. Cascas de legumes como batata, chuchu, abóbora e cenoura são ricas em vitaminas e vão ajudar no desenvolvimento das plantas.
Como fazer para incrementar o adubo orgânico caseiro para usar em plantas suculentas?
As plantas suculentas são exóticas e demandam poucos cuidados, mas, mesmo assim, precisam de um adubo orgânico especial.
Além de restos de alimentos in natura, você pode acrescentar:
- Cascas de ovos, que fornecem cálcio à planta e melhoram a estrutura do solo e do que foi plantado;
- Cinza de madeira, pois é fonte de potássio;
- Torta de mamona, que age como fonte de nitrogênio;
- Farinha de ossos, atua como fonte de fósforo.
Depois de tudo bem misturado, coloque nos vasos uma vez a cada 15 dias e regue em seguida.
Mas atenção: Quem tem animais de estimação, deve ter cuidado com o uso da torta de mamona, pois ela é tóxica para eles.
Por fim, agora que você já sabe como fazer o seu adubo orgânico em casa, economize e faça o seu. Ajude a ter um planeta mais sustentável e com menos lixo.
A sustentabilidade pode ter início em sua casa. Pense nisso sempre que for tomar alguma atitude que possa impactar a natureza ou o meio ambiente de modo geral! Use nossas dicas para viver melhor e construir um bom lugar para se sentir bem!