Evitar procrastinação no trabalho não é algo secundário, mas sim, imprescindível na vida de qualquer pessoa. Apenas dessa maneira é que é possível criar um fluxo de trabalho que dê conta das mais variadas demandas, cumprindo prazos de maneira eficiente e garantindo a qualidade do serviço no final.
Mas, muitas vezes a procrastinação aparece sem nem nos damos conta dela. Quando a percebemos, o resultado negativo já está instaurado: atrasos, reclamações do chefe, ansiedade, entre outros efeitos.
Para que você não tenha que passar por isso novamente, elaboramos este conteúdo com 4 dicas primordiais de como evitar procrastinação no trabalho. Acompanhe e entenda.
Como evitar procrastinação no trabalho?
A procrastinação no trabalho é silenciosa, e pode aparecer nos momentos que nem imaginamos. A nível de exemplo, pare e pense sobre o último prazo que você perdeu – ou quase perdeu…
O que você fez para que isso acontecesse? Ficou conversando com seus colegas? Ficou navegando nas redes sociais? Ou simplesmente deixou para depois de maneira consciente, por conta da “preguiça”?
Independente da causa, existem algumas formas de evitar o reaparecimento desse quadro. Saiba como:
1- Crie uma visão de longo prazo para evitar procrastinação no trabalho
Sempre que você se der conta de que está procrastinando, comece a visualizar os resultados do longo prazo. Foque em como você gostaria de estar mais tarde: com a tarefa concluída ou correndo contra o tempo?
Quanto mais exercícios de longo prazo você fizer, mais claras serão as consequências negativas da procrastinação e, consequentemente, mais organizada será a sua rotina, pois você não vai querer um efeito negativo no seu trabalho, certo?
2- Saiba exatamente quais são as etapas e os prazos de cada tarefa
Assim como é importante você reconhecer os efeitos do longo prazo, é igualmente essencial que você saiba quais são as etapas e os prazos de cada tarefa.
Por exemplo, se você tem que entregar um relatório na próxima semana, analise a quantidade de trabalho que pode ser executada por dia.
Depois, comece a fortalecer a visão de longo prazo e sempre que procrastinar, pense nas suas ações e volte a escrever o seu relatório.
3- Invista em pausas específicas, de tempos em tempos
Não adianta ter uma visão de longo prazo e saber quais são as etapas das tarefas se você não incluir as pausas nessa rotina. Afinal, a nossa mente não consegue manter o foco por horas, ininterruptamente e, por isso, precisamos de descansos no trabalho, de tempos em tempos, para manter a alta produtividade.
Além disso, você pode reservar esses minutinhos de pausa para responder mensagens, entrar no seu e-mail, etc. Logo, você não estará procrastinando, mas sim, apenas descansando a mente.
4- Tente criar “esquemas” pré-definidos para executar algumas atividades
Se você tem atividades muito repetitivas para executar todos os dias, procure criar “esquemas” que possam ser replicados. Assim, você cria uma estratégia de trabalho que otimiza o tempo e as suas funções, além de “economizar” energia mental.
Porém, aqui vale um adendo: nada de agir no piloto automático, hein? O que queremos destacar neste tópico é que o que for possível ser organizado de forma metódica e pré-definida, pode ser feito dessa forma sim. Desde que não atrapalhe o seu pensamento crítico e sua criatividade, é claro.
Siga essas dicas de como evitar procrastinação no trabalho e comece a ter uma rotina mais produtiva. Bom trabalho!