Como estudar Inglês para a prova do ENEM?

Inglês para o ENEM: conheça as melhores estratégias de estudos

Na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, os candidatos devem, obrigatoriamente, escolher entre duas línguas estrangeiras: o inglês e o espanhol. 

Se você optar pela língua inglesa, é fundamental que você domine técnicas de estudo para garantir um alto desempenho nas cinco questões que aparecem na prova de Linguagens e Códigos.

Assim, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a estudar de maneira efetiva para a prova de inglês do ENEM. Vamos conferir, a seguir, quais são elas.

Inglês para o ENEM: Resolva provas passadas

As questões de inglês da prova do ENEM seguem uma espécie de padrão geral que pode ser observado em todas as edições do exame. Assim, resolver provas anteriores é uma técnica de estudo muito efetiva, uma vez que você já pode se acostumar com o tipo de pergunta e com o conteúdo que é abordado. 

Inglês para o ENEM: Pratique a leitura 

A prova de inglês do ENEM costuma abordar diversos tipos de textos nas questões. Podemos citar, por exemplo, artigos jornalísticos, poesias, músicas e charges. 

Dessa forma, uma boa estratégia de estudos é ler com frequência textos na língua inglesa. Leia  todos os tipos de textos que encontrar. Assim, você evitará qualquer tipo de surpresa no dia da prova.

Inglês para o ENEM: Linking words

As linking words, também denominadas de conjunctions, são palavras que correspondem aos conectivos da língua portuguesa. É de extrema importância que você estude esses termos com atenção. Isso porque, muitas questões da prova do ENEM abordam especificamente algumas dessas palavras e, se você não souber o seu significado, provavelmente errará a questão.

Existem centenas de linking words. Porém, podemos afirmar que os mais comuns são: so, therefore, in addition, also, and, furthermore, since, for, because, as, thus, hence, still e likewise.

Inglês para o ENEM: Preste atenção com os falsos cognatos

Os falsos cognatos são palavras da língua inglesa que, por serem parecidas com um termo do português, aparentam ter certo significado, mas na verdade têm outro. 

Podemos citar, como exemplo, a palavra pretend. Ela parece com o português “pretender”, mas na verdade significa “fingir”. Ainda, podemos citar também parents, que se parece com “parentes”, no português, mas que significa “pais”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.