Como estudar em Harvard: Saiba tudo
Estudar em Harvard é o sonho de muitas pessoas. Sinônimo internacional de qualidade acadêmica, a Universidade de Harvard tem, entre seus ex e atuais alunos e professores, 70 laureados do Prêmio Nobel e quase 400 anos de existência.
Você sabia que pode estudar em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo? Caso isso te interesse, então está lendo o artigo certo.
A partir de agora, você entenderá como funciona o processo de admissão da Harvard University. Além disso, conhecerá um pouco mais sobre sua história, assim como alguns cursos gratuitos e online que ela oferece.
Harvard: A universidade mais prestigiada dos EUA
A Universidade de Harvard é a instituição de ensino superior mais famosa dos Estados Unidos e uma das mais importantes no mundo.
Em primeiro lugar, vamos conhecer sua história. Ela começa em 1636, quando foi fundada e batizada, inicialmente, de New College. Em 1639, recebeu o atual nome em homenagem a um dos seus primeiros benfeitores, John Harvard.
Com mais de 23 mil alunos e outros 400 mil já graduados, Harvard formou oito presidentes dos EUA. Dentre eles, estão George W. Bush (Escola de Negócios), John Kennedy (Assuntos Internacionais) e Barack Obama (Escola de Direito).
Atualmente, existem duas subdivisões dentro da universidade. O Harvard College, com 12 escolas de graduação e pós-graduação, e o Harvard Radcliffe Institute, laboratório interdisciplinar de ideias que reúne uma diversidade de vozes. Dentre as escolas de graduação, estão:
- Artes e Ciências (Harvard Graduate School of Arts and Sciences);
- Medicina Dental (Harvard School of Dental Medicine);
- Direito (Harvard Law School);
- Medicina (Harvard Medical School);
- Design (Harvard Graduate School of Design);
- Engenharia e Ciências Aplicadas (Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences);
- Extensão (Harvard Extension School);
- Negócios (Harvard Business School);
- Divindades (Harvard Divinity School);
- Educação (Harvard Graduate School of Education);
- Políticas Públicas (Harvard Kennedy School);
- Saúde Pública (Harvard T.H. Chan School of Public Health).
Como estudar em Harvard: processo admissional
A princípio, o processo seletivo de Harvard é bem parecido com o da maioria das universidades americanas. As principais etapas são:
- exame de proficiência no idioma inglês (IELTS ou TOEFL);
- testes padronizados – SAT ou ACT (parecidos com o ENEM no Brasil);
- envio de cartas de recomendação;
- redações – conhecidas como essays;
- análise de currículo escolar.
Por mais que você conheça as fases do processo, ele ainda é muito desafiador. Isso porque a universidade possui um sistema de seleção rígido. Cerca de 5% dos inscritos conseguem uma vaga, mas isso não significa que ela é composta apenas de “superdotados”.
Um dos objetivos da instituição é a procura pela diversidade entre os alunos. Por isso, a seleção é um processo longo e abrangente que leva em conta sua história pessoal, além das notas.
Cursos de Harvard gratuitos e online
Por mais que muitas pessoas desejem estudar em Harvard, a distância entre a faculdade e o Brasil, além do valor das taxas, podem ser um impeditivo grande. Porém, é possível obter uma certidão da universidade sem precisar sair do país nem gastar dinheiro.
Atualmente, a instituição americana oferece cursos online e gratuitos por meio de sua plataforma HarvardX. De acordo com o site, há mais de 100 formações de todas as áreas, que vão desde “Fundamentos da Neurociência” a “Vida e obras de Shakespeare”.
Vale lembrar que todos esses cursos são em inglês. Então, embora um exame de proficiência no idioma não seja um requisito, é preciso que você entenda a língua inglesa para conseguir seu certificado.
Curtiu o assunto? Deixe seu comentário. Aproveite para conhecer algumas instituições internacionais que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso.