Carta: um resumo completo sobre esse gênero textual
Você sabia que alguns vestibulares não pedem que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo na redação, mas sim outro gênero textual?
É isso mesmo. Esse é o caso, por exemplo, do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e também do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Dentre os gêneros textuais, podemos mencionar a carta. Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre esse gênero. Confira!
O que é uma carta?
A carta é marcada pela existência de um emissor/remetente, ou seja, aquele que escreve a carta, e de um receptor/destinatário, ou seja, aquele que recebe a carta/mensagem.
Tipos de carta
Existem diferentes tipos de cartas. Conheça cada um deles a seguir.
Carta Pessoal
As cartas pessoais não seguem um modelo pronto, já que o texto reflete as intenções do remetente.
A carta pessoal exibe, em seu topo, a data em que foi escrita, uma saudação inicial e o selo do despacho. Em seu corpo estará o texto com as informações que o remetente deseja enviar ao destinatário. Por fim, o remetente deverá inserir uma despedida e uma assinatura.
Carta Argumentativa
Na carta argumentativa, o remetente irá persuadir o seu destinatário com argumentos concretos e objetivos. Além disso, o texto deverá ser objetivo e possuir linguagem formal.
A carta argumentativa é composta por uma saudação inicial, uma introdução, o desenvolvimento, a conclusão e uma despedida.
Carta Comercial
A Carta Comercial é usada no meio comercial e empresarial e deve ser escrita com linguagem objetiva e formal. O texto deve ser breve, com parágrafos curtos.
A carta comercial deve ser escrita em terceira pessoa e não expressa a opinião de seu remetente. Esse tipo de texto funciona como um meio de comunicação de suma importância entre empresas e negociadores.
Carta do Leitor
Esse tipo de carta é enviado, normalmente, para jornais e revistas, como uma forma de dar apoio ou demonstrar insatisfação com o material publicado.
Não existe um modelo específico de carta do leitor. O seu texto pode ser um pouco mais informal e não precisa ser objetivo como aquele da carta argumentativa.
Carta Aberta
A carta aberta é um instrumento de participação política. Isso porque, ela pode ser utilizada para demonstrar insatisfação com um problema, assunto ou tema de interesse coletivo.
Esse tipo de carta obedece os critérios da carta argumentativa, mas, possui um caráter amplo, já que fala em nome de um todo. Dessa maneira, o seu remetente normalmente não é um único indivíduo, mas um grupo de pessoas.