Você sabe como escolher ponto comercial ideal para o seu negócio? O sucesso da sua empresa depende do local onde ela está, pois você precisa estar próximo dos seus clientes. Por isso, hoje, nós vamos ensinar como escolher o ponto comercial ideal para que você deslanche.
Antes de tudo, lembre que o ponto comercial nada mais é do que o local físico em que sua empresa está localizada. Sendo assim, a escolha de um ponto comercial adequado é uma estratégia para atrair os clientes certos que vão em busca do seu serviço ou produto comercializado.
Sabemos que existem muitas empresas que transformaram suas vendas físicas em negócios virtuais, mas, algumas outras ainda precisam de um espaço físico para realizar o seu trabalho. Entre elas estão empresas de prestação de serviço como barbearias, esmalterias, salões de beleza e estética.
Como escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio?
Para escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio, preste atenção nas dicas que daremos a seguir.
Você precisa estar onde seus clientes estão
Para encontrar os seus clientes, é preciso primeiro saber quem é o seu público-alvo. Sendo assim, você precisa saber: seus gostos, costumes, lugares que o seu público-alvo costuma estar ou frequentar e qual o horário em que ele está ativo para realizar as compras dos produtos e/ou serviços oferecidos pelo seu negócio.
Ao iniciar suas atividades, é preciso ir atrás do cliente e não ficar esperando que ele venha até você. Afinal, é você que está querendo se estabelecer e, provavelmente, o seu concorrente tem mais tempo de negócio, além de ser mais conhecido. Além disso, e se no caminho até o seu negócio o cliente encontrar um concorrente seu e resolver testar?
Não custa observar quem são as pessoas que passam em frente ao seu ponto comercial, e se elas podem ser seus clientes potenciais. Por exemplo, de nada adianta você abrir um ponto comercial com o negócio de comercialização de calçados finos, e escolher a beira da praia como ponto comercial. Os clientes estarão preocupados com chinelos.
Se atente à visibilidade e a acessibilidade do seu negócio
Se o seu ponto comercial estiver em frente a um ponto de ônibus, por exemplo, haverá aglomeração de pessoas e não terá a visibilidade necessária para que outras pessoas acessem o local.
Outros locais que dificultam a visualização do ponto comercial são, por exemplo, em um fim de rua, nos últimos espaços em pontos comerciais e nos corredores sem saída.
Prefira espaços no nível da rua, principalmente sem recuos.
Quanto à acessibilidade, a dica é ser um local de fácil acesso, seja para pessoas a pé ou de carro. Nesse último caso, é preciso verificar se existe estacionamento próximo ou ruas paralelas onde o cliente pode deixar seu veículo sem problemas.
Muitas vezes, deixamos de ir nos lugares apenas por não encontrarmos um estacionamento por perto. Por isso, fique atento!
Faça uma análise detalhada da concorrência
Além de escolher o local apropriado para estabelecer o seu ponto comercial, perceba se existem próximos ao local escolhido, concorrentes que comercializam o mesmo produto ou serviço.
Cabe aqui analisar dois pontos:
- Estabeleça o seu negócio no local, mesmo que tenha concorrência, pois, se há concorrência, existem clientes na região. Assim, você terá que apostar em maior propaganda e marketing para se destacar e atrair mais clientes;
- Encontrar outro local para estabelecer o seu ponto comercial, que tenha potencial, e não tenha muita concorrência. Espaços em crescimento na cidade são excelentes opções, pois a concorrência é menor e você pode alavancar mais rápido.
Até quanto investir em um ponto comercial?
O valor de um ponto comercial depende especificamente da área e de onde o imóvel está. Além disso, cada negócio possui necessidades diferentes e, assim, os valores que são razoáveis para alguns, são totalmente inadequados para outros.
Nossa sugestão é que você fique de olho no faturamento bruto da sua empresa e faça um cálculo médio de quanto pretende ganhar com ela. Quando você decide investir em um ponto comercial o valor deve estar entre 8% a 12% do seu faturamento. Isso porque, além do investimento que é mensal, você terá outras despesas até alcançar certo grau de lucratividade para que a empresa tenha sucesso.
Agora que você já sabe como escolher ponto comercial ideal para o seu negócio, vá à luta! Escolha com bastante atenção, fique de olho em todos os detalhes e pense sempre no seu sucesso! Acredite no seu potencial e no poder de venda que o seu produto é capaz de ter!