Engana-se quem acha que só existe um tipo de pitaya. Afinal, a mais conhecida é a famosa fruta do dragão, rosa por fora e branca com sementinhas pretas dentro. Porém, não existe só um tipo de pitaya. Então, pensando em ajudar você, vamos te dar dicas incríveis sobre como escolher pitaya, além de te mostrar uma receita super especial.
Saiba como escolher pitaya e seus benefícios
Afinal, como escolher pitaya? Antes, vamos saber um pouquinho mais sobre esta fruta. Em geral, a pitaya é rica em vitamina C, e essa propriedade auxilia muito o corpo humano.
Ela pode ser usada para ajudar no combate de doenças comuns, tais como resfriados ou até mesmo doenças que são mais difíceis, que possuem apenas tratamento e não há cura, como é o caso da diabetes. Afinal, a pitaya ajuda a controlar o açúcar no sangue e, consequentemente, regular essa doença.
Seus benefícios são inúmeros e, ao contrário do que muitos pensam, a pitaya tem variados tipos. Veja abaixo quais são eles.
Como escolher pitaya e tipos principais
Para escolher a pitaya, é bom conhecer os diferentes tipos. Então, vamos começar pela pitaya mais conhecida, a pitaya rosa por fora e branca por dentro. Essa fruta possui muito líquido e seu sabor é mais neutro. Por isso, ela é ótima em diversos preparos, seja para fazer sucos, doces, cremes ou, até mesmo, incrementar alguma receita.
Seu armazenamento deve ser feito em ambiente refrigerado e, caso você não consuma sua fruta por inteiro, a parte que não foi consumida deve ser embalada e armazenada em um pote para que ela não seja contaminada com o ambiente externo.
Um outro tipo de pitaya que existe é a pitaya rosa por fora e vermelha ou rosa escuro por dentro. Essa fruta é incrível, com seu sabor adocicado e com muita água nela. Por isso, é uma ótima fonte de hidratação e com baixo teor calórico. Ela também é ótima para preparos culinários como, por exemplo, saladas de frutas, bolos, sucos, entre outros.
De todos, o tipo menos conhecido é o da pitaya amarela com a polpa branca. Essa fruta, de todas as 2 citadas anteriormente, é a mais doce. Assim como as outras, também possui muita água em seu interior, sendo também uma ótima fonte de hidratação, além de ser ideal para ser consumida em dias de intenso calor.
Se você não está conseguindo manter uma alimentação boa durante os dias muito quentes, você pode inserir essa fruta na sua alimentação. Você pode substituir até uma das suas refeições, consumindo sua fruta em forma de um potente suco ou uma vitamina com outras frutas inclusas. Assim, ficará com uma variedade de nutrientes em uma só refeição e, ao mesmo tempo, refrescando seu corpo e não comendo uma refeição pesada.
Cuidados que você precisa ter ao armazenar a sua pitaya
Como dito anteriormente, existem alguns cuidados necessários para ter quando você for armazenar a sua pitaya, seja ela fechada ou já aberta. Mas afinal, você pode consumir a pitaya depois de aberta e armazenada?
Sim, você pode, desde que respeite os procedimentos de armazenamento necessários.
Para reforçar, são eles: se você não fizer o consumo de toda a sua pitaya imediatamente e quiser armazenar, basta você envolver a sua pitaya em um plástico filme e, além disso, colocar em um pote que a comporte, mesmo sem retirar da casca a sua polpa. Esse procedimento de armazenamento não faz com que a sua fruta dure muito tempo, então, tenha cuidado com isso.
Caso você queira armazenar a sua fruta já retirada da casca, ou seja, apenas a polpa, também é possível. Então, você pode retirar a polpa, cortar da maneira que quiser e armazenar em plásticos transparentes. Depois, coloque em um pote e guarde no congelador.
É importante que você não leve ao congelador apenas com um saco plástico, porque essa fruta é muito sensível ao ambiente. Assim, ela pode acabar recebendo todo o cheiro do ambiente em que você colocá-la, afetando o seu sabor.
Receita especial para usar a sua pitaya
Para fazer essa receita especial, você vai precisar de uma pitaya de sua preferência, uma banana, uma colher de sopa de açúcar, 200 ml de leite e uma colher de chá de gengibre ralado.
Corte as frutas e coloque o leite no liquidificador. Em seguida, coloque as frutas já cortadas e, depois disso, bata por 2 minutinhos. Agora, adicione o açúcar e o gengibre, caso queira, pois ele não é um ingrediente obrigatório. Depois de bater tudo, consuma imediatamente.
Agora que você sabe como escolher pitaya e qual tipo é melhor para você, aproveite e veja como essa fruta pode se tornar a sua nova favorita.