Você está reforma ou construindo e tem dúvidas sobre o piso que irá colocar na sala de sua casa? Este artigo é para você. Afinal, nada pior do que finalizar a reforma e olhar aquele revestimento e não gostar dele. Por isso que hoje, nós indicaremos como escolher o tipo de piso ideal para este cômodo especial.
Mesmo que você tenha ajuda de um arquiteto, a decisão final de escolha é sua. Por isso, é importante que você saiba de alguns detalhes que contaremos agora.
Primeiramente queremos dizer o que é piso ideal. É aquele em que você alia praticidade, limpeza, beleza e aconchego em um mesmo ambiente, que neste caso é a sala.
Então, o que considerar na escolha do piso ideal para que o ambiente fique a sua cara e aconchegante.
Veja: existem pessoas que utilizam a sala somente para dias específicos, sem muito uso. Enquanto em outras, o cômodo é o ambiente onde as pessoas ficam durante a maior parte do dia.
Avalie, também, as pessoas que existem em sua casa. Como, por exemplo, idosos precisam de pisos antiderrapantes, móveis pesados precisam de pisos mais resistentes, entre outras análises.
Outra análise possível é a questão da porosidade, pois normalmente as salas não são pisos úmidos. Desta forma, não é necessário que o piso seja de alta porosidade. Já a permeabilidade, é a capacidade do piso em resistir às cargas e ao desgaste. Assim, quanto mais impermeável for o piso, mais resistente.
A resistência à abrasão é uma escolha que define a durabilidade do piso. Ter este tipo de resistência significa como o material se comporta no tráfego de pessoas e no contato com objetos e móveis. Veja:
Considerando que no Brasil, existe muita variação de temperatura durante o ano. Avalie qual é o piso que mais se adequa à sua região. Assim existem:
Aqui, esta avaliação deverá ser muito pessoal de quem morará na casa e limpar o piso. Assim:
Principalmente se você estiver reformando, a facilidade de instalação do piso será fundamental na escolha. Assim, existem pisos de extrema facilidade de instalação como os pisos vinílicos (autoadesivos). Assim como, os pisos laminados que possuem sistema de encaixe, cola e adesivo.
Enquanto, por outro lado, outros revestimentos exigem que a instalação seja feita por profissional especializado. Por exemplo, como porcelanatos, cerâmicas, granitos entre outros.
A recomendação é que se você tiver animais de estimação em casa, escolha o piso vinílico, pois é mais resistente a arranhões, é antiderrapante e dá conforto e praticidade na limpeza e manutenção.
Outra qualidade do piso vinílico, é a questão de o piso apresentar menos barulho, pois apresenta melhor isolamento acústico que ameniza os barulhos do caminhar dos pets pela casa.
Esperamos ter contribuído para a sua escolha do tipo de piso ideal para ser usado na sala.