É muito importante escolher bem o caqui, para que você consiga comer aqueles mais gostosos e, ainda, aproveitar todos os seus benefícios. Além disso, o fruto pode estragar se for escolhido de forma incorreta, principalmente se depender do tempo que ficar armazenado antes de ser consumido. Por isso, selecionamos algumas dicas de como escolher caqui e levar aqueles mais saborosos para casa. Confira!
Saiba como escolher caqui
Você sabe como escolher caqui? O caqui é o fruto do caquizeiro e seu nome possui origem grega, que significa “fruta dos deuses”. Ele possui muitas variedades, mas as mais conhecidas são o caqui vermelho e o caqui laranja.
O vermelho é pouco consumido no Brasil, mas está presente em algumas regiões do país, sendo muito doce e de aspecto mole. A variedade mais consumida aqui no país é a alaranjada, com a casca comparativamente mais dura, além de possuir um sabor mais adstringente. É conhecida como Caqui-sileide ou caqui-café.
Esse fruto tem muitas propriedades benéficas para o corpo humano e o seu consumo é muito incentivado pelos nutricionistas de plantão. A adesão é mais frequente no sul e no sudeste do país, pois são os locais de concentração do seu cultivo, além de sua importância histórica na região. O caqui foi trazido para o Brasil por imigrantes japoneses, no início do século XX, principalmente para essas regiões do Brasil.
Mas, afinal, como escolher caqui e levar as melhores frutas do mercado para casa? Confira agora todas as nossas dicas!
Repare nas folhas na hora de escolher caqui
As folhas do caqui ficam bem visíveis no seu topo e são determinantes para que você faça uma boa escolha.
Se as folhas estiverem verdes, significa que ele ainda não está totalmente maduro e o fruto ainda não está pronto para o consumo. Desse modo, o sabor estará muito adstringente e pode deixar um gosto amargo na boca.
A melhor escolha é daqueles com as folhas mais secas. Esses estão bem maduros e o sabor estará mais doce, ideal para comer.
Listras
Uma propriedade visual do caqui é a presença de listras que se assemelham a teias de aranha. Elas podem ser percebidas bem dispersas, em volta de todo o fruto, e é um atributo importante para a escolha daquele mais ideal para ser comido. Dessa forma, essas listras também podem estar presentes em volta do caule, que deve receber atenção na hora da escolha.
Se estiver com essas listras mais proeminentes, ele vai estar mais doce, pois elas representam um sinal de que o fruto está maduro. Entretanto, caso essas listras estejam mais apagadas, não é uma boa opção.
Forma
O mesmo tipo de caqui pode ter várias formas e tamanhos. Essas formas podem indicar se o sabor está doce ou adstringente.
Essa dica é muito simples, pois se o caqui tiver uma forma mais achatada ou um formato de coração, significa que ele estará doce e pronto para ser comido. Qualquer outra forma, independentemente de qual seja, indica que o caqui está pouco maduro e com um sabor mais adstringente.
Manchas
Alguns caquis possuem manchas na sua superfície, e isso não quer dizer necessariamente que ele está estragado ou impróprio para o consumo. Vejamos o exemplo da banana, que pode ficar com a casca quase totalmente escura e, ainda assim, não estar estragada.
Mas no caso do caqui, não é tão simples assim. O ideal para levar para casa é somente aquele que possui, no máximo, manchas pequenas. Você pode seguir as dicas anteriores e comprá-lo normalmente e sem medo.
No caso de manchas grandes, tem um problema. Normalmente, essas manchas são resultado de inadequação de armazenamento e transporte que pode vir a “machucar” o fruto. Assim, a maior questão não é o fato de estar “amassado”, mas é porque esse processo pode romper a casca, diminuindo a proteção e expondo a parte interna. Nesse caso, você não deve comprar de forma alguma, pois podem existir processos bioquímicos que são tóxicos ou infecciosos para o seu organismo.
Cor e consistência
O caqui maduro normalmente estará com um aspecto mais mole e uma cor alaranjada mais forte e brilhante. Dessa forma, esse caqui deve ser o seu padrão de escolha no momento da feira e não deve ter muitas características destoantes. A consequência, claro, é um fruto com o sabor mais adocicado.
Se ele estiver duro, a probabilidade de estar maduro é muito pequena, acontecendo em casos muito excepcionais. A cor, ainda, estará mais amarelada, bem diferente do fruto maduro.
Esperamos que todas as nossas dicas te ajudem na hora de escolher o caqui, levando, assim, as melhores frutas para sua casa!