Conseguir diminuir a ansiedade na escola tem se tornado o desafio de muitos educadores, em todo o mundo.
Com as pressões sociais e a carga de estudos cada vez mais pesada, os alunos se vêem em um verdadeiro beco sem saída, sentindo uma sobrecarga mental que provoca ansiedade, estresse e esgotamento.
Mas o que os alunos podem fazer para lidar com isso? Quais ações podem ajudar a minimizar os impactos da quantidade de estudo?
Neste artigo, pretendemos responder a esses questionamentos, da melhor forma possível. Acompanhe e atente-se às nossas sugestões.
Como diminuir a ansiedade na escola?
Para diminuir a ansiedade na escola é necessário estar ciente de que esse é um processo gradativo e contínuo. Afinal, não podemos reduzir a nossa mente a uma receita simples, baseada em uma causa e efeito, certo?
Portanto, considere as dicas abaixo como sugestões que devem ser postas em prática de maneira recorrente, para assim garantir um resultado mais promissor. Vamos lá?
1- Pratique atividades físicas
As atividades físicas provocam muitos benefícios em nosso corpo e mente, de maneira geral.
Entretanto, no que tange à ansiedade, os exercícios são responsáveis por liberar a endorfina, que é capaz de diminuir a sensação de ansiedade e estresse. Isso ocorre graças ao poder de gerar prazer e bem-estar que esse neurotransmissor tem.
2- Alimente-se bem
A sua alimentação também é responsável pelo seu bem-estar, sua disposição, concentração e saúde mental. Portanto, busque sempre manter uma dieta equilibrada e que proporcione mais saúde para o seu corpo e sua mente.
3- Durma adequadamente
Quando dormimos bem, nos sentimos mais tranquilos e dispostos para os desafios cotidianos. Além disso, diminuímos o estresse que costuma aparecer quando estamos exaustos.
Sendo assim, nada de trocar a noite de sono pelo momento de estudar, hein? Até porque, se você fizer isso, poderá estar atrapalhando a sua memorização.
4- Pratique o autoconhecimento
O autoconhecimento poderá lhe ajudar a compreender quais são os seus limites, respeitando-os. Afinal, lembre-se de que você não deve ser o melhor aluno em todas as matérias, pois isso é impossível. Respeite as suas limitações para diminuir a ansiedade na escola.
5- Tenha uma rotina de estudos equilibrada
Não adianta querer diminuir a ansiedade na escola se você simplesmente não tiver uma rotina de estudos equilibrada. Ou seja, de que adianta querer ter dias tranquilos, deixando tudo para cima da hora, e sofrendo com a ansiedade antes de entregar um trabalho? Pois é!
6- Tenha momentos de lazer e descanso
Descansar e se divertir também garante que você consiga diminuir, expressivamente, a ansiedade na escola. Afinal, você estará vivenciando momentos de prazer e descontração, que darão mais energia para os estudos depois.
7- Busque ajuda profissional se necessário
Se sentir necessidade, não tenha vergonha de buscar ajuda profissional. Às vezes, para diminuir a ansiedade na escola é necessário iniciar um processo terapêutico com um psicólogo, viabilizando um cuidado mais adequado com a sua saúde mental.
Respeite-se e coloque-se em primeiro lugar! Para isso, saiba escutar suas angústias, respeite suas limitações e saiba buscar ajuda se necessário.