Como deve ser o ambiente da escola?
Veja características que garantem mais saúde, bem-estar e concentração.
Saber como deve ser o ambiente da escola pode lhe ajudar a criar um espaço muito mais saudável e confortável para os seus alunos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que poderão servir de alicerce para esse objetivo.
Para tanto, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro desse assunto!
Como deve ser o ambiente da escola?
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que o ambiente da escola é, acima de tudo, um espaço social. É onde a criança começa a desenvolver a sua capacidade de ter boas relações interpessoais e descobre formas de lidar com os seus sentimentos com relação aos outros.
Por isso, o espaço precisa priorizar, acima de tudo, as boas interações. Apenas dessa forma é que as nossas outras dicas poderão realmente vale a pena.
Dito isso, veja agora todas as considerações que trouxemos:
1- Aconchegante e acolhedor
O ambiente da escola deve ser aconchegante e acolhedor, pois o aluno precisa se sentir seguro dentro do espaço. Afinal, nada mais desagradável do que se sentir pouco à vontade em um ambiente, não acha?
Com isso em mente, viabilize um espaço em que todos possam se sentar confortavelmente e se sintam parte do grupo. Para isso, esteja sempre aberto aos diálogos e a troca de ideias, incluindo todas as pessoas no ambiente.
2- Com espaços confortáveis e limpos
O espaço físico, por si só, também precisa ser confortável e limpo. Dessa forma você criará mais conforto nos seus alunos, fazendo com que eles se sintam cada vez mais à vontade no ambiente escolar.
E esse “à vontade” pode fazer toda a diferença durante o processo de ensino-aprendizagem.
3- Silencioso e sem poluição visual
O silêncio deve aparecer nos momentos que exigem mais concentração e foco dos alunos. Portanto, as salas devem ser seladas de tal maneira, evitando que sons altos invadam o ambiente em momentos inoportunos.
Porém, lembre-se de que além do silêncio o aluno precisa de um espaço que não roube a sua atenção através de muitos estímulos visuais. Assim sendo, tenha muito cuidado na hora de decorar a sala: Nada de poluir o ambiente!
4- Estimulante
Ao mesmo tempo em que a poluição visual é um perigo para a concentração, os estímulos visuais, quando bem usados, também promovem um ambiente escolar mais positivo.
Sendo assim, quando você quiser aflorar a criatividade dos alunos, lembre-se de investir em artes, música, dança, etc. Todas essas ações poderão despertar algo dentro dos seus pupilos.
5- Adequado a cada faixa etária
Por fim, Para compreender como deve ser o ambiente da escola é necessário se ater à faixa etária dos alunos. Apenas dessa maneira é que poderemos criar uma sala de aula que realmente estimule a criatividade, mas garanta o conforto e a concentração.
Esteja sempre a par das ações mais adequadas à etapa do desenvolvimento do seu aluno – isso fará toda a diferença na hora de criar uma atmosfera mais acolhedora e confortável.
Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a abrir um pouco mais a mente e, lembre-se de que você também pode deixar um comentário com as suas dicas! 😉