Como aumentar a produtividade estudando exclusivamente em casa

A Educação à Distância (EaD) é uma modalidade que se desenvolveu com sucesso no Brasil nos últimos anos. O mercado de instituições é bem amplo e oferece inúmeras opções de curso superior. Atualmente, os cursos remotos representam cerca de 20% das matrículas de graduação do país.

No atual contexto de crise sanitária por conta da Covid-19, o uso dessa modalidade se intensificou bastante. A quarentena e as regras de isolamento social suspenderam as aulas presenciais e os encontros virtuais se tornaram a única opção. Em alguns estados as aulas presenciais já voltaram, em outros, no entanto, o ensino segue on-line.

Para alguns estudantes, aderir as aulas remotas foi desafiador, pois a falta de costume com esse formato tem sido um obstáculo ao desempenho dos alunos. Além disso, nem sempre o ambiente doméstico facilita esse processo. Porém, algumas mudanças de hábito simples podem ser a chave do sucesso.

O que fazer para aumentar a produtividade?

Em primeiro lugar, seja focado. Tente enxergar o lado positivo do ensino à distância e as facilidades de estudar em casa. Você tem, por exemplo, tem mais flexibilidade para decidir o horário e a quantidade de conteúdo que vai estudar por dia. Mas lembre-se de que sem disciplina e uma boa organização o resultado pode ser desastroso. Por isso, para manter o foco e aumentar a produtividade você pode elaborar um calendário ou um planilha com seus compromissos e tarefas para não esquecer nenhum deles.

Outro ponto que afeta a produtividade ao estudar em casa é o número maior de distrações, então fuja de qualquer tipo de distração, tente evitá-las ao máximo. Durante seus estudos, escolha um ambiente reservado, bem iluminado e silencioso. Além disso, desligue as notificações de aplicativos ou o aparelho celular se achar necessário. 

Outra dica é escolher um horário em que se seu corpo esteja mais confortável para estudar. Analise sua rotina e veja em que hora do dia costuma produzir melhor.

Por fim, cuide do seu corpo. Isso é fundamental para um bom funcionamento do cérebro e consequentemente para o aprendizado. Nesse sentido, o descanso é crucial, bem como uma alimentação, sem excessos. Além disso, realize pequenas pausas durante o momento de estudo e reserve um tempo para diversão.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.