Como aproveitar as férias para estudar redação

A redação é um dos aspectos que mais preocupam os estudantes que precisam prestar um vestibular. Assim, muitos relatam apreensão quanto ao repertório e as competências exigidas na prova. Os mais interessados em manter o ritmo se dispõe a estudar até mesmo nas férias. Essa costuma ser uma boa estratégia para melhorar o aproveitamento e treinar a escrita. A flexibilidade nos horários e a falta de pressão é uma das principais vantagens.

Dicas de como aproveitar as férias para estudar redação

Em primeiro lugar, mantenha-se atualizado. É crucial investir na manutenção do seu repertório de notícias e acontecimentos mais relevantes. Isso vai ajudar a ter uma boa base de argumentação para o desenvolvimento do tema apresentado na proposta. Os vestibulares mais concorridos costumam trazer assuntos de alta relevância social. Então, uma boa estratégia é reservar um horário do dia para ler jornais ou procurar informações em outros veículos confiáveis.

Além disso, consuma  boas produções culturais. Séries e filmes são ótimas ferramentas na contextualização de diversos temas. A internet está recheada de produções artísticas que podem oferecer contribuições importantes para a elaboração de um bom texto. Portanto, busque e consuma conteúdos audiovisuais que tratem de problemáticas sociais ou explorem fatos históricos marcantes. Aproveitar as férias para ampliar o repertório cultural pode fazer toda a diferença na hora da escrita.

Outra boa opção é tirar um tempo para revisar assuntos antigos. Ao invés de tentar aprender conteúdos novos, use o tempo disponível para revisar conteúdos já estudados e praticar. Pesquise sobre a banca, o estilo das questões e refaça provas anteriores.

Por fim, mantenha o equilíbrio. É preciso lembrar que as férias também são um período para o descanso, por isso, não exagere. Então, se possível, crie uma rotina simples e estabeleça alguns minutos do dia para os estudos. Estude em um ritmo leve e descontraído, e não se cobre tanto. Não tente manter a mesma programação do ano letivo regular. Além disso, reserve tempo para sair com a família e os amigos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.