Como aplicar a ABNT no seu texto

ABNT é a sigla que identifica a Associação Brasileira de Normas Técnicas que tem como principal função a padronização das técnicas de produção nacional. Esse grupo conta com a direção de uma instituição privada e sem fins lucrativos. Sendo assim, a aplicação da ABNT não é obrigatória e fica a critério de cada entidade a utilização ou não das normas.

Criada em Setembro de 1940, desde então a Associação é responsável por elaborar as normas brasileiras para a produção de textos científicos e acadêmicos. Geralmente há a exigência de usar esse padrão em teses, dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC) para alunos do ensino superior. Além de dar crédito ao trabalho, a ABNT, facilita pesquisas posteriores naquela área.

Algumas regras

Cada NBR (Norma Brasileira) descreve um modelo específico da produção acadêmica e/ou científica, por exemplo:

As referências bibliográficas devem aparecer alinhadas com a margem esquerda. Além disso, é preciso marcar a separação entre uma e outra referência com uma linha em branco de espaço simples. Nesse caso, há a possibilidade de utilizar um sistema numérico ou alfabético. Elas devem conter informações como nome e sobrenome do autor, título, subtítulo, edição, local, editora, e data.

Quando forem citadas obras de um mesmo autor, elas precisam ser inseridas uma abaixo da outra. No entanto, o nome do autor é colocado apenas na primeira referência. A partir da segunda, o nome pode ser substituído por um traço com o tamanho de até seis espaços.

No que diz respeito a sites, a referência segue o mesmo padrão que se faz nos livros. Após colocar o nome do autor e título, você deve escrever a expressão “Disponível em:” e em seguida inserir o endereço eletrônico. Abaixo, você deve acrescentar a expressão “Acesso em:” e colocar a data de acesso.

Há diversas outras normas estabelecidas pela ABNT e elas não se restringem apenas a trabalhos do meio acadêmico. Portanto, é preciso estudar e consultar as normas sempre.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o seu vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.