Como administrar o tempo de estudo para concursos públicos

A má gestão do tempo no período de estudo para passar em um concursos é uma grande inimiga dos bons resultados. Nesse sentido, organizar todos as demandas em horários bem definidos é o primeiro passo para obter sucesso nos certames.

Ao organizar as tarefas do dia a dia de acordo com o tempo disponível ajuda, então, a dar conta de todas as disciplinas do conteúdo programático. 

Por isso, pensando nessa necessidade de organizar o tempo de estudo para concursos, apresentamos abaixo algumas dicas preciosas. Confira!

1. Analise suas demandas para estabelecer um planejamento

Primeiramente, é fundamental ter em mente a necessidade de criar um planejamento. Por meio dele o estudante pode estabelecer todas as demandas de estudo e distribui-las de acordo com o tempo que dispõe antes da realização da prova do concurso. No entanto, fique atento, pois para que o planejamento seja realmente eficaz é preciso levar em consideração todas as demandas, como lazer, sono, trabalho, atividade física etc.

2. Tenha uma agenda ou planner

Muitos têm dificuldade em manter uma agenda, mas essa é uma das melhores formas de ter o controle das demandas diárias, sem deixar nada passar. O planner é uma opção mais completa e complexa. Para os concurseiros pode ser de grande valia, pois abre espaço para anotar desejos, metas, planejamentos mesmo, não só as demandas no dia, mas também dos meses e do ano.

3. Use a tecnologia a seu favor

Caso manter uma agenda, planner ou caderno físico seja realmente difícil pela falta de praticidade, a tecnologia pode te ajudar muito. Há diversos aplicativos pensados para auxiliar na organização das demandas de estudo. Alguns têm foco nos estudos para concursos, inclusive. Busque o aplicativo que mais combina com você para gerir o seu tempo de estudo.

4. Espalhe lembretes pela casa

Há sempre a opção de colocar lembretes em aplicativos ou no próprio celular. No entanto, para quem está estudando para concursos, a ideia de ficar um pouco longe do celular é ótima para evitar a procrastinação. Desse modo, há a opção de registrar pequenas demandas de última hora em lembretes físicos, ou mesmo aquele prazo que você não pode esquecer de modo algum, como o dia da prova, por exemplo. Cole os lembretes na geladeira, no seu canto de estudo, na cabeceira da cama e deixe-os sempre visíveis.

5. Mantenha a disciplina

Por fim, mantenha-se disciplinado. A disciplina é fundamental para seguir o planejamento e não perder tempo nos estudos. Então, se esforce o máximo para cumprir desde as menores metas até as maiores dentro do tempo previsto no seu cronograma de estudos.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para mais dicas.
Leia também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.