Como abrir uma empresa pela internet? Confira o passo a passo completo - Notícias Concursos

Como abrir uma empresa pela internet? Confira o passo a passo completo

Conheça a categoria que permite abrir a sua empresa pela internet de forma rápida e livre de burocracia

Você sonha em ter o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Sabia que você pode abrir uma empresa pela internet, sem burocracia e com muitas vantagens? Isso é possível graças à categoria MEI, ou seja, um Microempreendedor Individual.

O MEI é um modelo empresarial simplificado, criado para facilitar a formalização das atividades de quem trabalha por conta própria. E o melhor é que a inscrição é feita totalmente online e é livre de burocracia.

A seguir, confira a nossa matéria na íntegra e entenda tudo sobre o MEI, saiba como se cadastrar e conheça todos os benefícios da categoria.

Como funciona o MEI?

Como funciona o MEI?
Como funciona o MEI? Imagem: Canva

O MEI é uma modalidade de empresa para a formalização de pessoas que trabalham por conta própria, ou seja, que são autônomas. Nesse sentido, ao se cadastrar como MEI, você passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Com o CNPJ aberto, é possível obter diversas vantagens, como conta bancária PJ, solicitar empréstimos, emitir notas fiscais, participar de licitações, além de vários outros benefícios para a sua empresa.

Além disso, o empreendedor que se formaliza pela modalidade, também passa a ter direito a vários benefícios previdenciários, como:

  • Aposentadoria por idade ou invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão.

Para conseguir todos esses direitos, basta pagar mensalmente a guia DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples – MEI). Esta é a guia única de pagamento mensal que reúne os impostos do MEI e a sua contribuição previdenciária.

Passo a passo para abrir uma empresa pela internet como MEI

Abrir uma empresa na internet como MEI é muito fácil. Para isso, você só vai precisar de um computador ou celular com acesso a internet. Assim, confira o passo a passo completo:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site do Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
  2. Na sequência, faça login com o seu CPF e senha do gov.br. Se você não tiver cadastro, basta criar uma conta gratuitamente.
  3. Depois, preencha o formulário com os seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail;
  4. Em seguida, escolha a atividade principal e as atividades secundárias que você irá exercer como MEI. Você pode escolher até 15 atividades secundárias;
  5. Informe o local onde você irá realizar a sua atividade. Pode ser a sua residência ou um estabelecimento comercial;
  6. Por fim, confira os seus dados e aceite as declarações.

Ao finalizar o processo, você receberá o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o documento que comprova a sua inscrição como MEI.

Além disso, você também receberá o seu número de CNPJ. Assim, guarde todos os documentos em um local seguro.

Em primeiro lugar, para se tornar MEI e abrir uma empresa na internet pela categoria, é necessário ser autônomo. Isso significa que você deve trabalhar para si próprio para se formalizar como pequeno empresário.

No entanto, também é fundamental cumprir todos os requisitos da categoria. A seguir, confira quais são todas as regras:

  • Ter um faturamento anual de até R$ 81 mil, o que equivale a uma média mensal de R$ 6.750;
  • Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  • Exercer uma das atividades permitidas para o MEI, que são mais de 450 opções, entre elas: artesão, cabeleireiro, manicure, pedicure, fotógrafo, professor particular, vendedor ambulante, etc;
  • Ter no máximo um empregado CLT, que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Além disso, o MEI também deve cumprir todas as suas obrigações. Assim, deve fazer o pagamento mensal do DAS e enviar a Declaração Anual do MEI para a Receita Federal todos os anos, de modo a informar a sua receita do ano anterior.

Ademais, o microempreendedor deve fazer a emissão de notas fiscais nos casos obrigatórios, que é quando realiza uma venda ou prestação de serviço para outra empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?