A ansiedade afeta o desempenho no trabalho a partir do momento em que esse assunto é deixado em stand-by, ou seja, quando não se fala sobre o tema e simplesmente se negligencia a necessidade de levar em conta a saúde mental dos colaboradores.
Até porque todo mundo tem momentos de ansiedade e estresse. Mas, algumas pessoas podem ter mais dificuldades de lidar com a intensidade dessa ansiedade. E, com isso, podem sentir impactos nocivos no rendimento, produtividade e desempenho.
A seguir vamos discutir esse assunto com um pouco mais de afinco. Acompanhe-nos e vamos refletir juntos!
Como a ansiedade afeta o desempenho no trabalho?
A ansiedade afeta o desempenho no trabalho a partir de diversas vertentes. Pode ser que ela impacte o foco, a autoestima, a motivação ou a organização de uma pessoa. Em outros casos, ela pode impactar apenas as relações interpessoais.
O fato é que cada pessoa é única, e poderá sofrer impactos singulares provenientes da ansiedade no trabalho.
Dito isso, vamos agora aos potenciais efeitos que a ansiedade – não tratada – pode causar a um colaborador:
1- Dificuldades na construção de relações interpessoais
Ao temer o que os outros vão achar de si, o sujeito tende a encontrar certas dificuldades para lidar com as suas relações interpessoais no trabalho.
Isso pode provocar um “fechamento” do colaborador, que tenderá a se esquivar das atividades em grupo e conjunto, ficando cada vez mais excluído e menos envolvido com o trabalho.
Aqui, o trabalho em equipe também pode sofrer danos.
2- Diminuição da autoestima e autoconfiança
Diante da ansiedade exacerbada, o sujeito também pode sentir que a sua autoestima e autoconfiança estão abaladas.
Isso porque ele pode ter a ansiedade justamente por achar que nunca será bom o bastante. Logo, evita tomar decisões importantes e foge de qualquer ação que possa expor a si mesmo.
3- Dificuldade para expressar ideias e expor planos
Seguindo o tópico acima, essa “esquiva” pode fazer com que o sujeito com ansiedade sinta dificuldade para expressar ideias e expor bons planos. Assim, mantém-se sempre calado, fechado e se questionando sobre a própria capacidade.
4- Faltas recorrentes é uma forma como a ansiedade afeta o desempenho no trabalho
As faltas começam a aparecer de maneira mais recorrente. Isso pode ser enxergado como uma tentativa de fugir dos gatilhos emocionais que o trabalho pode provocar no sujeito.
Assim, automaticamente a produtividade cai muito, e o sujeito tenderá a acumular mais tarefas, devido aos dias de trabalho que são “perdidos”.
5- Dificuldades para lidar com prazos e metas
E por faltar ou se atrasar, a ansiedade afeta o desempenho no trabalho a partir do momento em que a conclusão de metas e prazos se torna algo praticamente impossível.
Com um tempo cada vez mais curto, com a falta de concentração e a dificuldade para atuar em equipe, o colaborador se sobrecarrega de tarefas que não consegue dar conta, sentindo-se ainda mais desmotivado e esgotado.
Se estiver ansioso, procure ajude profissional
Se você tem percebido que a ansiedade afeta o desempenho no trabalho e que você tem se sentido muito ansioso, não hesite em buscar ajuda.
Um profissional de psicologia poderá lhe dar direcionamentos importantes, auxiliando-o na sua busca pelo reequilíbrio emocional. Cuide da sua saúde.