Combater a sensação de esgotamento é uma ação que pode tornar a sua vida mais leve e saudável. Isso porque o esgotamento mental e físico pode prejudicar a saúde, o rendimento e os nossos resultados.
Pensando nisso, reunimos 5 pontos que podem ser bastante relevantes. Analise quais deles faz sentido para a sua vida e veja como isso pode ser bem interessante. Confira!
Maneiras de combater a sensação de esgotamento
Não existe mágica na hora de combater a sensação de esgotamento. O que existem são medidas que minimizam esse tipo de problema, pois elas se pautam na organização e nas tomadas assertivas de decisão.
Sendo assim, não pense que existe um passo a passo imutável capaz de “curar todos os problemas”. Não é bem assim que funciona.
É preciso buscar formas corretas de lidar com essa sensação, respeitando a sua saúde mental, sua subjetividade e questões pessoais. Por isso, inclusive, que a psicoterapia é recomendada em casos nos quais a sensação de esgotamento é constante.
Com todos esses pontos em mente, venha agora refletir com a gente com as nossas dicas abaixo:
1. Diminua a quantidade de decisões – Organize-se anteriormente!
Sabe aquelas decisões bobas que temos que tomar ao longo do dia? Preparar-se para elas com antecedência é uma forma de poupar energia mental.
Isso porque o nosso cérebro gasta muita energia na hora de decidir alguma coisa. Assim sendo, se algo já está decidido, ele poupa energia e a usa em outro momento.
Quer um exemplo? Pense nas suas atividades diárias. Quando você monta o seu checklist do dia? Pouco antes de começar a trabalhar? Se você toma essa atitude, saiba que essa micro decisão, logo de manhã, já consome uma grande parcela da sua energia mental.
O mesmo vale para a roupa que você vai usar para sair, qual prato você vai preparar no almoço, e assim por diante. Se for possível deixar algumas “decisões prontas”, melhor.
Exemplo: no caso das roupas, separe-a na noite anterior, para facilitar de manhã.
2. Faça pausas – mas faça de verdade!
As suas pausas são muito importantes. Porém, cuidado com a forma como você as coloca em prática. Afinal, não adianta pausar e continuar estudando outra matéria ou resolvendo outro problema. A pausa deve dar um descanso para o cérebro, mesmo que seja de 2 minutos entre uma tarefa e outra.
3. Cuide do seu sono – dormir muito não é o mesmo que dormir bem
Apesar de parecer óbvio, algumas pessoas não se dão conta de que o sono, à noite, pode ajudar a combater a sensação de esgotamento. Sendo assim, verifique quantas horas de sono você precisa para acordar bem e pratique a higiene do sono para ter mais descanso durante à noite.
4. Pratique exercícios regularmente
Os exercícios causam bem-estar e prazer. Ao mesmo tempo, melhoram a qualidade do sono e da saúde de uma forma geral. Inclua-os em sua rotina e veja como isso impacta a sua forma de enxergar o dia!
5. Escreva as tarefas importantes
As tarefas importantes que “carregamos” na mente consomem energia cerebral. Isto é, se temos algo importante para fazer e contamos apenas com a memória, estamos esgotando nossas energias à toa.
Escrever as tarefas e depois reler a lista pode eliminar pensamentos que consomem energia para serem lembrados a todo momento. Não conte apenas com a lista mental de tarefas – coloque no papel e esvazie a mente!