Com salários de R$ 6 MIL, o que vai cair neste Concurso Público?

Confira os cargos

Mais um concurso público na praça. Desta vez, os aprovados receberão acima de R$ 6 mil e as oportunidades são para Seduc – Secretaria de Educação.

As vagas são para o Ceará. Ao todo são 200 vagas para o cargo de professor.  A banca Funece recebe as inscrições até o dia 4 de outubro e aplicará o exame no dia 29 de outubro.

Os salários são de  R$ 6.147,69.

O que vai cair neste concurso público?

Ao todo são  200 cargos anunciados serão destinados ao preenchimento dos níveis de Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º); Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) e Ensino Médio

O concurso público será dividido em três fases:

  • 1ª Etapa: Prova Objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha;
  • 2ª Etapa: Prova Prática;
  • 3ª Etapa: Avaliação de Títulos

Os conteúdos variam a depende do cargo. Veja a seguir:

Os candidatos ainda passarão por prova prática e avaliação de títulos. A fase deste concurso público será realizada por meio de uma gravação audiovisual e contará com a presença e a avaliação de um professor da área de opção do candidato, um especialista em temática indígena e uma pessoa com qualificação de liderança indígena.

A prova de títulos constitui a última fase do certame.

Com salários de R$ 6 MIL, o que vai cair neste Concurso Público?
Com salários de R$ 6 MIL, o que vai cair neste Concurso Público? Imagem: Reprodução

Conteúdo programático concurso público

Veja o que vai cair:

Língua Portuguesa

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Tipologia textual.
  3. Ortografia oficial.
  4. Acentuação gráfica.
  5. Emprego das classes de palavras.
  6. Emprego do sinal indicativo de crase.
  7. Sintaxe da oração e do período.
  8. Pontuação.
  9. Concordância nominal e verbal.
  10. Regência nominal e verbal
  11. Significação das palavras;
  12. Aspectos socioculturais das narrativas indígenas: cosmologia, espiritualidades, lutas, natureza etc.

Educação Brasileira

  1. História do pensamento pedagógico brasileiro.
    1.1. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.
    1.2. Projeto político-pedagógico.
  2. A didática e o processo de ensino e aprendizagem.
    2.1. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
    2.2. A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
    2.3. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
  3. Principais teorias da aprendizagem.
    3.1. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
  4. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.

Educação Escolar Indígena

  1. Formação da sociedade brasileira: os indígenas, os portugueses, os africanos, os imigrantes. As questões étnico-raciais e as diferentes manifestações culturais.
  2. Princípios da Educação Indígena: memórias históricas; identidades étnicas; valorização de suas línguas e ciências; centralidade do território.
  3. A organização social e política no contexto indígena:
    3.1. Os povos indígenas no Ceará;
    3.2. Dados e informações gerais sobre os povos;
    3.3. Organizações do movimento indígena do Ceará;
    3.4. Manifestações culturais, festas tradicionais e agendas de mobilizações dos povos indígenas no Ceará.
  4. Interculturalidade e as políticas educacionais interculturais iniciadas com a Constituição brasileira de 1988.
  5. Legislação da Educação Escolar Indígena
    5.1. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996, artigos 78 e 79).
    5.2. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
    5.3. Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008);
    5.4. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.
    5.5. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de janeiro de 2015, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em
    cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências.
    5.6. Resolução CEE nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
    5.7. Resolução CEE nº 447/2013, que altera dispositivos da Resolução CEC nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena
    no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
    5.8. Lei Estadual nº 17.165, de 02 de janeiro de 2020, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no estado do Ceará.

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