Colega de trabalho distraído: Como lidar com ele? - Notícias Concursos

Colega de trabalho distraído: Como lidar com ele?

Quem nunca teve um colega de trabalho distraído, não é mesmo?  Esse tipo de situação pode ser proveniente de uma série de fatores. Em alguns casos, inclusive, pode ser que o indivíduo esteja lidando com problemas pessoais sérios e, por isso, acaba por se distrair.

Por isso, antes de qualquer coisa, lembre-se de que a empatia no trabalho é fundamental. Além disso, saber dialogar com o seu colega é um bom caminho.

Neste artigo, portanto, apresentamos essas e outras considerações que podem lhe ajudar nessa situação. Continue lendo.

Como lidar com um colega de trabalho distraído?

Não existe mágica para lidar com um colega de trabalho distraído. Afinal, estamos lidando com uma pessoa. E como cada pessoa é única, precisamos usar o poder da observação e de uma boa conversa para conseguir manejar a situação. Entenda:

1. Converse com ele sobre o que deve ser feito

Sempre que você for delegar funções para o seu colega de trabalho distraído, foque em conversar com ele de maneira clara. Apresente o que deve ser feito e se perceber que ele está se dispersando do assunto, “traga-o” de volta.

Uma maneira de ajudar uma pessoa distraída a compreender o que você acabou de dizer é questionando-a. Assim ela se força a pensar sobre o que ouviu, na hora de explicar “de volta” para você.

2. Aprenda a estipular os prazos certos

Além de delegar as tarefas de maneira coordenada e eficiente, lembre-se de que o seu colega de trabalho distraído precisa saber quais são os prazos das atividades. Caso contrário, ele poderá simplesmente se dispersar e até mesmo esquecer de executar algo.

Assim, é interessante deixar visível um mural com todos os prazos (de todas as pessoas) para que todo mundo possa ter acesso a essas informações.

3. Dê feedbacks sempre que necessário

Se perceber que o seu colega de trabalho distraído cometeu algum equívoco por conta da falta de atenção, dê a ele um bom feedback. Seja sincero e gentil com as suas palavras, a fim de ajudá-lo a melhorar a cada dia.

Cuidado com as acusações: não saia “apontando o dedo”. Mas sim, procure apresentar o cenário ideal com respeito e gentileza.

4. Ajude-o a executar algumas tarefas que ele tem dificuldade

Se perceber que ele possui dificuldades em algumas tarefas específicas, experimente ajudá-lo a executá-las. Isso será uma boa forma de se aproximar da pessoa e ver em quais momentos ela costuma se distrair mais. E assim, seu feedback poderá ser ainda mais preciso.

E, claro, tenha paciência na hora de ajudar a pessoa. Não fique forçando a barra. Mantenha a calma e pense que poderia ser você precisando de ajuda.

5. Converse com o seu líder

Se todas as suas tentativas serem postas em prática, mas, infelizmente, não surtirem um bom efeito, converse com o seu líder. Quem sabe, ele terá outras ferramentas que podem ajudar o colega de trabalho distraído a lidar melhor com o dia a dia da corporação.

Porém, não leve isso como uma fofoca. Seja gentil na hora de falar do seu colega e faça isso com o intuito de ajudá-lo, não puni-lo. 😉

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