Colega de trabalho com mau cheiro: O que fazer?

Colega de trabalho com mau cheiro: O que fazer?

Lidar com um colega de trabalho com mau cheiro é um grande desafio. Não é o tipo de situação que sentimos total liberdade para dar um feedback sincero, convenhamos… Porém, ainda assim é importante ser franco com o colega se quiser criar uma atmosfera mais positiva para todos, livre de comentários pelas costas, piadinhas e mal-estares por conta da situação.

Sendo assim, convidamos você para acompanhar este texto e ver as dicas e considerações que separamos para você. Veja se elas fazem sentido na hora de você comunicar o seu colega de trabalho sobre a situação delicada. Acompanhe!

Como lidar com um colega de trabalho com mau cheiro?

Na hora de lidar com um colega de trabalho com mau cheiro é importante ser empático, paciente e delicado. Às vezes, o problema de mau cheiro pode estar associado a questões de saúde, portanto, cuidado com os comentários que serão feitos.

Outro ponto muito importante que deve ser considerado é o fato de não dizer ao colega que “todo mundo está comentando isso”, pois pode deixá-lo mais envergonhado e desconfortável. Sendo assim, é preciso ser direto, de forma empática e delicada, imaginando como você gostaria de receber esse tipo de feedback.

Abaixo apresentamos considerações que partem dessas premissas:

1. Chame-o para uma conversa particular

Jamais faça comentários sobre a situação em um local onde há circulação de pessoas. O ideal é marcar uma conversa em um ambiente particular, para que a outra pessoa não venha a se sentir mal com a situação. Até porque o desconforto e o constrangimento já existirão, então, reduzi-los, tendo a conversa em um ambiente particular, é um bom caminho.

2. Deixe claro que a conversa pode ser constrangedora

Antes de falar do que se trata, deixe claro que a conversa será, provavelmente, constrangedora. Assim, a pessoa pode se preparar para a situação, ficando mais atenta ao que você tem a dizer.

Diga também que o motivo da conversa é que você está ali para auxiliar o indivíduo, desejando o melhor para ele, e que por mais que a situação seja constrangedora, em hipótese alguma você deseja maltratá-lo.

3. Apresente um elogio sincero

Depois de iniciar a fala deixando claro que será constrangedor, comece elogiando. Porém, elogie de forma sincera. Você pode dizer que percebe a dedicação que a pessoa tem com o trabalho e o quanto ela preza por uma atuação qualificada, desde que isso seja verdade.

4. Fale sobre a situação de forma empática

Seguido do elogio, fale de forma sincera, tranquila e empática o que você tem a dizer. Algo como “Tenho percebido um pouco de mau odor de suor, mau hálito, chulé – ou o que for – nos últimos tempos. Está acontecendo alguma coisa? Será que podemos pensar um pouco sobre a rotina de autocuidado?”

Dizer exatamente qual é o motivo do mau odor é importante, pois se você for vago, a pessoa – que talvez não tenha consciência da situação -, tentará mudar hábitos que não estão ruins, persistindo o mau cheiro.

Por isso, na hora de lidar com um colega de trabalho com mau cheiro, tente ser direto, mas sempre de uma forma gentil, mostrando espaço para a pessoa falar sobre a situação e, juntos, vocês pensarem em alternativas.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?